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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorPinho, Glauciane Camelo-
dc.contributor.authorLima, Isaías Batista de-
dc.contributor.authorBorges, Eciângela Ernesto-
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Mozarina Beserra-
dc.date.accessioned2019-10-04T17:10:09Z-
dc.date.available2019-10-04T17:10:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPINHO, Glauciane Camelo et al. Concepções E práticas de educação ambiental dos professores de ciências do ensino médio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46498-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEstudo descritivopt_BR
dc.subjectPCNpt_BR
dc.subjectDCNEMpt_BR
dc.titleConcepções E Práticas De Educação Ambiental Dos Professores De Ciências Do Ensino Médiopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Educação Ambiental (EA) tem papel fundamental no processo de construção de uma sociedade comprometida em transformar a relação do homem com a natureza. Assim, investigou-se o ensino de EA praticado por docentes de Ciências da Natureza de 3 escolas públicas da rede estadual de Fortaleza, com o objetivo de identificar se suas concepções e práticas estão de acordo com as sugestões dos PCN e DCNEM. Foram aplicados entrevista e dois questionários. O 1º questionário investigou os dados pessoais e a formação acadêmica dos professores e o 2º questionário, focou na prática pedagógica e na concepção dos docentes com relação à EA. No tocante à prática pedagógica, os professores foram indagados sobre quais fontes utilizam em suas abordagens em EA (jornal, revistas, vídeos da internet, etc), avaliaram até que ponto as temáticas ambientais estão relacionadas com suas disciplinas, citaram conteúdos de suas matérias que estão interligados à temáticas ambientais e tiveram a oportunidade de avaliarem suas formas de abordagem com relação ao trabalho com esses temas. Quanto às concepções sobre EA, os professores foram estimulados a falar sobre a forma como vêm a EA, qual a importância de se discutir meio ambiente na escola e o que julgam ser necessário para que o professor possa trabalhar EA no ambiente escolar, e avaliaram as suas contribuições e a de suas escolas para que o favorecimento do ensino de EA. Perguntou-se também se professores já haviam realizado consulta ou estudo nos PCN ou DCN. Os resultados revelaram que a maioria dos docentes já consultou os documentos e têm um certo conhecimento das recomendações desses, porém, ainda ministram suas disciplinas de forma isolada e abordam as temáticas ambientais apenas em situações pontuais, nas ocasiões em que os conteúdos de suas disciplinas e o tempo disponível de aula o demandam e, por isso, consideram suas abordagens como fracas.pt_BR
Aparece en las colecciones: EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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