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Tipo: Resumo
Título: Implicações psicossociais do preconceito e do racismo em estudantes africanos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Autor(es): Mendonça, Francisco Weslay Oliveira
Ximenes, Verônica Morais
Palavras-chave: Preconceito;Racismo;Imigração africana
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MENDONÇA, Francisco Weslay Oliveira; XIMENES, Verônica Morais. Implicações psicossociais do preconceito e do racismo em estudantes africanos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: A imigração de africanos para fins estudantis no Ceará vem se fortalecendo nas últimas décadas, contexto que ganha força maior a partir de 2012, após os primeiros processos seletivos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). A vulnerabilidade destes sujeitos associa-se às manifestações diferentes de preconceito e racismo, relacionadas à experiência como negros, estrangeiros africanos e estudantes universitários, potencializadas ainda mais se associadas à condição de pobreza e dependência de auxílios estudantis. Situamos a concepção das categorias em estudo a partir de uma abordagem psicossocial, que as insere como parte dos processos dialéticos de exclusão/inclusão social, compreendendo-os forjados histórico-culturalmente. “Quais as implicações psicossociais do racismo e do preconceito em estudantes universitários africanos no contexto da UNILAB no Ceará?”, perguntamos. O objetivo geral é “analisar as implicações psicossociais do racismo e do preconceito em estudantes africanos da UNILAB no Ceará”; e os objetivos específicos: a. “identificar as práticas de racismo e do preconceito a partir do relato de estudantes africanos da UNILAB”; b. “analisar as implicações psicossociais – pensamentos, sentimentos, ações – decorrentes destas práticas”; e c. “descrever estratégias desenvolvidas pelos estudantes africanos da UNILAB para o enfrentamento do racismo e do preconceito”. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e interventivo, que se utilizará de Círculos de Cultura e de entrevistas individuais em profundidade no processo de construção de dados. O tratamento dos áudios transcritos ocorrerá mediante Análise de Conteúdo. O presente estudo, pesquisa de mestrado, é relevante à proposição do debate psicossocial sobre os temas do preconceito e do racismo no contexto da imigração de estudantes africanos para vir estudar no Ceará, especificamente no contexto da proposta de integração internacional da UNILAB.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46418
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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