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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46417
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Francisco Wellington Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Martins, Elizabeth Dias | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-02T17:43:58Z | - |
dc.date.available | 2019-10-02T17:43:58Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Francisco Wellington Rodrigues; MARTINS, Elizabeth Dias. A representação da morte, do julgamento e da salvação no teatro português de Gil Vicente e seus aspectos residuais no teatro contemporâneo brasileiro de Ariano Suassuna. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46417 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Residualidade | pt_BR |
dc.subject | Morte | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.title | A representação da morte, do julgamento e da salvação no teatro português de Gil Vicente e seus aspectos residuais no teatro contemporâneo brasileiro de Ariano Suassuna | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo principal desta pesquisa é investigar a representação da morte, do julgamento e da salvação no teatro português Vicentino e compreender como é possível que traços da cultura medieval subsistam e apareçam vivos na obra de Suassuna. A metodologia de pesquisa dar-se-á de leitura bibliográfica, da comparação entre textos explorando similaridades em torno dos autores dramáticos eleitos para compor o corpus, de teóricos sobre o teatro, o imaginário medieval, a representatividade e o cristianismo. O método de procedimento analítico será o comparativo. Buscaremos subsídios no corpus teórico da Literatura Comparada e os mesclaremos aos conceitos operativos da Teoria da Residualidade Literária e Cultural, sistematizada por Roberto Pontes. Como resultado, defenderemos a hipótese de que a representação da morte, do julgamento e da salvação no teatro Vicentino está residualmente presente no teatro brasileiro contemporâneo de Suassuna, bem como as questões relativas à mentalidade, o imaginário cristão medieval, os elementos teatrais, a representatividade e os resíduos literários/estéticos de uma época para outra. Concluímos parcialmente que pensar na vida, na morte, no julgamento e na salvação, era preocupação do homem medieval e, que tais pensamentos foram trazidos e difundidos no Brasil pela Igreja Católica, permanecendo assim, na mentalidade do povo brasileiro, atualizando-se mediante as circunstâncias do tempo e do espaço, como é possível observar na obra de Suassuna. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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