Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Francisco Wellington Rodrigues-
dc.contributor.authorMartins, Elizabeth Dias-
dc.date.accessioned2019-10-02T17:43:58Z-
dc.date.available2019-10-02T17:43:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Francisco Wellington Rodrigues; MARTINS, Elizabeth Dias. A representação da morte, do julgamento e da salvação no teatro português de Gil Vicente e seus aspectos residuais no teatro contemporâneo brasileiro de Ariano Suassuna. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46417-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidualidadept_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.titleA representação da morte, do julgamento e da salvação no teatro português de Gil Vicente e seus aspectos residuais no teatro contemporâneo brasileiro de Ariano Suassunapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo principal desta pesquisa é investigar a representação da morte, do julgamento e da salvação no teatro português Vicentino e compreender como é possível que traços da cultura medieval subsistam e apareçam vivos na obra de Suassuna. A metodologia de pesquisa dar-se-á de leitura bibliográfica, da comparação entre textos explorando similaridades em torno dos autores dramáticos eleitos para compor o corpus, de teóricos sobre o teatro, o imaginário medieval, a representatividade e o cristianismo. O método de procedimento analítico será o comparativo. Buscaremos subsídios no corpus teórico da Literatura Comparada e os mesclaremos aos conceitos operativos da Teoria da Residualidade Literária e Cultural, sistematizada por Roberto Pontes. Como resultado, defenderemos a hipótese de que a representação da morte, do julgamento e da salvação no teatro Vicentino está residualmente presente no teatro brasileiro contemporâneo de Suassuna, bem como as questões relativas à mentalidade, o imaginário cristão medieval, os elementos teatrais, a representatividade e os resíduos literários/estéticos de uma época para outra. Concluímos parcialmente que pensar na vida, na morte, no julgamento e na salvação, era preocupação do homem medieval e, que tais pensamentos foram trazidos e difundidos no Brasil pela Igreja Católica, permanecendo assim, na mentalidade do povo brasileiro, atualizando-se mediante as circunstâncias do tempo e do espaço, como é possível observar na obra de Suassuna.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fwrlima.pdf49,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.