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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Francisco Xavier da-
dc.contributor.authorNojosa, Diva Maria Borges-
dc.date.accessioned2019-10-02T17:36:45Z-
dc.date.available2019-10-02T17:36:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Xavier da; NOJOSA, Diva Maria Borges. A diversidade faunística nos livros didáticos do programa nacional para o 7º ano do ensino fundamental. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46414-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectConteúdo teóricopt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.titleA diversidade faunística nos livros didáticos do programa nacional para o 7º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Brasil abriga uma das maiores biodiversidade do mundo, porém os livros didáticos pouco exploram e valorizam o tema. Este trabalho levou em consideração a relevância do ensino do conteúdo “Fauna” nos livros didáticos e procede a uma avaliação criteriosa para perceber a dimensão do problema e encontrar sugestões viáveis que melhorem os livros didáticos e o ensino no Brasil. Foram utilizadas 10 das 20 coleções didáticas de Ciências Naturais disponibilizadas pelo MEC em 2014, para as turmas do 7° ano. Os livros foram submetidos a uma análise fundamentada nos aspectos pedagógicos e metodológicos em relação à temática “Fauna”, tomando como referência o PNLD, e priorizando os eixos Conteúdo Teórico, Recursos Visuais e Atividades Práticas. Quanto às pesquisas, foi realizada uma Qualitativa quanto à abordagem (preocupando-se somente com a compreensão do conteúdo), uma Descritiva (quanto aos objetivos e tipo de estudo que o livro pretendia abordar) e uma Quantitativa (quanto às expressões numéricas possíveis de obter). Observou-se que, em média, os livros abordavam o tema em 44 páginas (24-62), entre 2-4 capítulos; quanto ao conteúdo teórico, pelo menos 50% dos livros dificultavam a contextualização (a compreensão da realidade vivenciada pelo aluno no dia a dia); alguns livros apresentavam melhorias nos recursos complementares, principalmente associadas à chegada da internet nas escolas, e traziam sugestões de consultas; cerca de 70% dos livros avaliados não apresentavam qualquer tipo de sugestão de atividades práticas; apenas um livro enfocou a sobre as ameaça de extinção das espécies da fauna e mostrou projetos de conservação; e o uso de imagens da fauna exótica ainda foi frequente nos principais exemplos. Assim, constata-se, infelizmente, que de forma geral, o ensino de Ciências nos livros didáticos tem sido descontextualizada, por não contemplar a realidade, pela ausência de atividades práticas e pela insistência histórica no estrangeirismo, principalmente nas imagens.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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