Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Valnecy Oliveira Corrêa-
dc.contributor.authorCampos, Sulemi Fabiano-
dc.date.accessioned2019-10-02T15:59:31Z-
dc.date.available2019-10-02T15:59:31Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Valnecy Oliveira Corrêa; CAMPOS, Sulemi Fabiano. A escrita como acontecimento discursivo em contexto de formação acadêmica: o dizer circunscrito por leituras. Entrepalavras, Fortaleza, ano 9, v. 9, n. 2, p. 315-331, maio/ago. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46400-
dc.description.abstractIn selecting, as corpus for this approach, written texts in context of academic training, we conceive this analysis as one of the reading exercises that has helped us to understand reading attitudes in writing. In this text, we start from the assumption that writing is a discursive fact and we propose, when reading the reading attitudes present in reports of curricular traineeship in Portuguese language, in high school, to offer the reader an understanding about how reading attitudes corroborate to strengthen discourses when it is believed that they are being fought. For this reading exercise, we are based on the studies of Bellenger (1979), on the conception of the discursive fact of Pêcheux (2015) and on the principle of relational analysis, proposed by Apple (1982). At the end of the reading, I bring as a result the following perceptions: (i) writing is a discursive fact circumscribed by reading; (ii) the writing of the internship reports reveals a reading that pre-exists the stage of observation and, therefore, reiterates existing discourses about the school and the teaching practice; (iii) the writing of the reports indicates that the readings made by students, future Portuguese language teachers, in the process of academic training, being more restricted to linguistictextual discussions and application, strengthen discourses about school and teaching practice, under the ideology of being fighting thempt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleA escrita como acontecimento discursivo em contexto de formação acadêmica: o dizer circunscrito por leituraspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo selecionar, como corpus para esta abordagem, textos escritos em contexto de formação acadêmica, concebemos esta análise como um dos exercícios de leitura que têm nos ajudado a compreender as atitudes de leitura na escrita. Neste texto, partimos do pressuposto de que a escrita é um acontecimento discursivo e propomos, ao realizar uma leitura das atitudes de leitura presentes em relatórios de estágio curricular obrigatório em língua portuguesa, no ensino médio, oferecer ao leitor uma compreensão acerca de como as atitudes de leitura corroboram para fortalecer discursos quando se acredita os estar combatendo. Para este exercício de leitura, fundamentamo-nos nos estudos de Bellenger (1979) sobre leitura, na concepção de acontecimento discursivo de Pêcheux (2015) e no princípio da análise relacional, proposto por Apple (1982). Ao concluir a leitura, trazemos como resultado as seguintes percepções: (i) a escrita é acontecimento discursivo circunscrito pela leitura; (ii) a escrita dos relatórios de estágio revela uma leitura que pré-existe a etapa de observação e, por isso, reitera discursos existentes sobre a escola e a prática docente; (iii) a escrita dos relatórios indica que as leituras realizadas pelos alunos, futuros professores de língua portuguesa, em processo de formação acadêmica, por ficarem mais restritas às discussões linguístico-textuais e de aplicação, fortalecem discursos sobre a escola e a prática docente, sob a ideologia de os estar combatendopt_BR
dc.title.enWriting as a discursive fact in the context of academic training: the saying circumscribed by readingspt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_vocsantossfcampos.pdf153,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.