Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4637
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Francisca Ana Martins-
dc.contributor.authorPinheiro, Ana Karina Bezerra-
dc.contributor.authorXimenes, Lorena Barbosa-
dc.date.accessioned2013-03-01T15:25:05Z-
dc.date.available2013-03-01T15:25:05Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCARVALHO, F. A. M. ; PINHEIRO, A. K. B. ; XIMENES, L. B. Assistir à parturiente : uma visão dos acadêmicos de enfermagem. Rev. Rene, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 86-93, jan./mar. 2010.pt_BR
dc.identifier.issn1517-3852 Impressa-
dc.identifier.issn2175-6783 On line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4637-
dc.description.abstractWe aimed to understand the meaning of witnessing a child birth in the nursing students’ point of view. For our research we decided for the qualitative approach. We also chose the theoretical perspective of Symbolic Interactionism as well as a thematic analysis. The subjects who participated in the study were twenty Nursing scholars who experienced obstetric practice. To collect data it was used the participant observation and open interview to understand the possible signifi cance of birth for the scholars of Nursing from the theme: birth – the discovery of a new life. We understand that scholars demystify the beliefs as well as values concerning natural birth. For them to attend a birth is a situation which involves expectation, anxiety and suffering but that also causes delight.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista RENEpt_BR
dc.subjectEnfermagem Obstétricapt_BR
dc.subjectSaúde da Mulherpt_BR
dc.titleAssistir à parturiente : uma visão dos acadêmicos de enfermagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivamos compreender o signifi cado de assistir o parto na visão dos acadêmicos de enfermagem. Para tanto, optamos pela abordagem qualitativa e pela perspectiva teórica do Interacionismo Simbólico e análise temática. Os sujeitos que participaram do estudo foram vinte acadêmicos de Enfermagem que vivenciavam a prática obstétrica. Para coleta de dados usamos a observação participante e entrevista aberta possibilitando compreender o signifi cado do parto para o acadêmico a partir da temática: nascimento – a descoberta de uma nova vida. Compreendemos que os acadêmicos desmistifi cam crenças e valores em relação ao parto natural. Para ele, assistir o parto é uma situação que envolve expectativa, angústia, sofrimento, mas provoca encantamento.pt_BR
dc.description.abstract-esTuvo como objetivo comprender el signifi cado de asistir al parto desde el punto de vista de los académicos de enfermería. En este caso, optamos por un planteo cualitativo y por la perspectiva teórica de Interacción Simbólica y análisis temático. Los sujetos que participaron de este estudio fueron veinte académicos de Enfermería que percibían la práctica obstétrica. Para recoger los datos utilizamos la observación participante y entrevista abierta posibilitando comprender el signifi cado del parto para el académico a partir de la temática: nacimiento – la revelación de una nueva vida. Entendemos que los académicos desmitifi can creencias y valores en relación al parto natural. Para él, presenciar el parto es una situación que abarca expectativa, angustia, sufrimiento, pero también provoca un encantamiento.pt_BR
dc.title.enCaring for parturient : a vision of nursing studentspt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_famcarvalho.pdf69,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.