Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46314
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Livros e liberdade: reflexões sobre literatura e sala de aula
Autor(es): Saraiva, Vandemberg Simão
Palavras-chave: Literatura;Ensino;Educação
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: SARAIVA, Vandemberg Simão. Livros e liberdade: reflexões sobre literatura e sala de aula. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 15, p. 140-159, jan./mar. 2019.
Resumo: Este ensaio busca compreender as interferências de agentes vindos de dentro e fora do ambiente escolar que cerceiam e censuram tanto textos literários quanto discussões sobre eles na escola. Defende-se a tese de que, no cerne dessa situação, há a crença equivocada do que deve acontecer em uma sala de aula, destacadamente em aulas de literatura. Essa crença professa que a sala de aula é um espaço neutro, onde há a veiculação indistinta de conteúdos não ideológicos, e que a literatura busca a reafirmação de valores hegemônicos. O ensaio analisa o caráter errôneo dessas ideias. Assim, argumenta-se que, para o aprimoramento do educando como pessoa humana, deve-se buscar a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e o pensamento crítico. Sob esse viés, considera-se a sala de aula, sob a regência do professor, como um espaço de reflexão, democracia e inclusão, em que a literatura impõe-se como elemento eficaz dessa educação, sendo as discussões sobre os textos práticas imprescindíveis para o crescimento cidadão e humano dos alunos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46314
ISSN: 1980 4571
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_vssaraiva.pdf577,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.