Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46304
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A essência nômade da palavra Roseana: uma incursão pelo espaço literário de Ave, Palavra
Autor(es): Costa, Elvira Livonete
Palavras-chave: Rosa, João Guimarães, 1908-1967;Blanchot, Maurice, 1907-2003;Literatura
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: COSTA, Elvira Livonete. A essência nômade da palavra Roseana: uma incursão pelo espaço literário de Ave, Palavra. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 15, p. 14-27, jan./mar. 2019.
Resumo: Na obscuridade do espaço literário a palavra ressurge incorporada e consubstanciada de inúmeros sentidos e valores semeados no solo desértico de Ave, Palavra. Por meio dos movimentos de recuo da linguagem a opacidade da poesia roseana anula a representação de um significado primeiro, o verbo essencial já não se desvela como termo, porquanto se abre a uma intenção e transborda para outra realidade. Essa coletânea recria o mundo por meio de uma poesia sóbria, todavia essencial, decantada de uma linguagem vigorosa e enérgica que nunca se cansa de assombrar por sua natureza rebelde e inapreensível. Ave, Palavra comporta uma ação lírica articulada no espaço soberano da obra, um fenômeno que converte toda a superficialidade do mundo exterior em um dito incessante, inesgotável e avassalador. Pretendemos nesse trabalho, fundamentados nos estudos de Maurice Blanchot, estabelecer um diálogo acerca da transcendência abstraída da palavra essencial arraigada no solo poético de Ave, Palavra, tendo como escopo o poema Nascimento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46304
ISSN: 1980 4571
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_elcosta.pdf509,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.