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Título: Análise da evasão na Universidade Federal do Ceará Campus de Russas com relação à saúde mental dos universitários
Título em inglês: Analysis of evasion at Federal University of Ceará - Campus Russas related to the mental health of students
Autor(es): Carvalho, Jéssica de Sousa
Lima, Nícolas Lima
Freitas, Markos Oliveira
Palavras-chave: Evasão.
Transtornos psicológicos.
Desistência universitária.
Incentivo à permanência.
Data do documento: 2018
Editor: COBENGE
Citação: CARVALHO, Jéssica de Sousa; VIEIRA, Nícolas Lima; FREITAS, Markos Oliveira. Análise da evasão na Universidade Federal do Ceará Campus de Russas com relação à saúde mental dos universitários. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 46.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 1., 03-06 set. 2018, Salvador (BA). Anais… Salvador: COBENGE, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta um levantamento quantitativo dos índices de evasão na Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus Russas, com foco nos problemas psicológicos causados e/ou ampliados pela trajetória acadêmica. Foram utilizados dados coletados na própria instituição por meio de uma pesquisa, comparando-os com os dados do Censo da Educação Superior de 2015 (INEP 2017). Nessa pesquisa, 362 alunos foram entrevistados, conseguindo atingir 36,31% dos alunos do Campus de Russas. Com as análises estatísticas, foi observado que 51,1% destes afirmam considerar a possibilidade de ter algum transtorno psicológico. Foi visto também que 57,46% afirmam já ter pensado em desistir de seu curso, e destes 10,58% afirmam ter pensado em desistir por conta de problemas psicológicos. A associação entre programas assistenciais, de apoio e incentivo à permanência, e de auxílio técnico-psicológico é de extrema importância para a permanência de alunos que estão com a saúde mental abalada.
Abstract: This work presents a quantitative study about school dropout in the Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus Russas, focusing on psychological problems caused or amplified by academic trajectory. The data were collected in the institution through a research questionnaire, and were compared with data from the 2015 Higher Education Census (INEP 2017). In this research, 362 students were interviewed, reaching 36,31% of all the campus students. With the statistical analysis, it was observed that 51,1% of the students claim to possibly have had some psychological disorder. Also, 57,46% of the students claim to have had thoughts about dropping out and, from these, 10,58% alleged that psychological problems were part of the reason. The association between social work, support and incentive to permanence, and psychological aid is of extreme importance to the permanence of students with a shaken mental health.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46281
Tipo: Artigo de Evento
ISSN: 2175 - 957X
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