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dc.contributor.authorSilva, Lilian Bartira Santos-
dc.contributor.authorAlmeida Filho, Edgard Patrício de-
dc.date.accessioned2019-09-27T12:55:12Z-
dc.date.available2019-09-27T12:55:12Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Lilian Bartira Santos; ALMEIDA FILHO, Edgard Patrício de. Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 8, n. 1, p. 45-62, 2017pt_BR
dc.identifier.issn2179 9938-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46209-
dc.description.abstractThe emergent textual genres, coming from the Internet, have penetrated the classrooms. This article analyzes the personal reports of a group of students of the 6th year of elementary school, elaborated as a textual production activity for the Portuguese Language course. The activity had as a reference elements of a meme. The narratives were analyzed here from the perspective of mimetic activity (prefiguration, configuration and reconfiguration), discussed by Paul Ricoeur (1994). Authors like Motta (2001), Marscuschi (2001) and Recuero (2009) helped in the discussions. The study revealed the efficacy of learning when discussing school activities with elements related to the social, daily and contemporary practices of the students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPassagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFCpt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.titleMemes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouerpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs gêneros textuais emergentes, oriundos da internet, têm adentrado as salas de aula. Este artigo analisa os relatos pessoais de estudantes do 6º ano do ensino fundamental, elaborados como atividade de produção textual para a disciplina de Língua Portuguesa. A atividade teve como elemento de referenciação um meme. As narrativas foram aqui analisadas sob a perspectiva da atividade mimética (prefiguração, configuração e reconfiguração), discutida por Paul Ricoeur (1994). Autores como Motta (2001), Marscuschi (2001) e Recuero (2009) auxiliaram nas discussões. O estudo revelou a eficácia da aprendizagem ao se dialogar atividades escolares com elementos referentes às práticas sociais, cotidianas e contemporâneas dos estudantes.pt_BR
dc.title.enMemes and school narratives: an analysis under the perspective of mimetic activity In Paul Ricouerpt_BR
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