Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46201
Type: Artigo de Periódico
Title: O fantasma de Salò: pulsão midiática no último filme de Pier Paolo Pasolini
Title in English: The phantom of Salò: media drive in Pasolini’s last film
Authors: Venâncio, Rafael Duarte Oliveira
Keywords: Pasolini, Pier Paolo, 1922-1975;Psicanálise;Facismo
Issue Date: 2016
Publisher: Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC
Citation: VENÂNCIO, Rafael Duarte Oliveira. O fantasma de Salò: pulsão midiática no último filme de Pier Paolo Pasolini. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 7, n. 3, p. 35-47, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo deseja entender como a lógica diegética de Salò, último filme de Pier Paolo Pasolini, engendra um fascismo pulsional. Isso é demonstrado a partir da lógica lacaniana do desejo centrado na figura conceitual do fantasma. Com a leitura sexual do conceito feita por Contardo Calligaris, o artigo mostra que o fascismo que Pasolini critica não precisa ser apenas o político, mas também pode ser posto em uma situação econômica tal como aquela que o capitalismo midiatizado coloca em movimento.
Abstract: This article wants to understand how the diegetic logic of Salò, the last film by Pier Paolo Pasolini, engenders an instinctual fascism. This is demonstrated from the Lacanian logic of desire centered on “phantasm” conceptual figure. With the sexual reading of the concept, made by Contardo Calligaris, the article shows that fascism that Pasolini criticizes need not be only political, but also can be put in an economic situation such as that the mediatized capitalism sets in motion.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46201
ISSN: 2179 9938
Appears in Collections:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_rdovenancio.pdf463,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.