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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46196
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vieira, Marcelo Dídimo Souza | - |
dc.contributor.author | Xavier, Bruno Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T11:17:44Z | - |
dc.date.available | 2019-09-27T11:17:44Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Marcelo Dídimo Souza; XAVIER, Bruno Lima. A profanação da imagem sagrada em La ricota. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 7, n. 3, p. 3-21, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179 9938 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46196 | - |
dc.description.abstract | This article aims to analyze the profanation of the sacred image in the film "La Ricota" (1962), by Pier Paolo Pasolini. Based on the distinction between the concepts of sacred and profane made by the philosopher Georgio Agamben in his book Profanations (2008), this study investigates how the director problematizes the sacred image institutionalized by the Catholic Religion in our society. In addition, we will highlight the aesthetic resources used by Pasolini to carry out the profanation process, and how the director uses them to bring about the mystical experience within the cinema. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC | pt_BR |
dc.subject | Pasolini, Pier Paolo, 1922-1975 | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | O sagrado | pt_BR |
dc.title | A profanação da imagem sagrada em La ricota | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo pretende analisar a profanação da imagem sagrada em “La Ricota” (1962), de Pier Paolo Pasolini. Com base na distinção entre os conceitos de sagrado e profano feita pelo filósofo Georgio Agamben, em seu livro “Profanações” (2008), este estudo investiga como o diretor problematiza a imagem sagrada institucionalizada pela Religião Católica em nossa sociedade. Além disso, apontaremos quais os recursos estéticos utilizados por Pasolini para realizar o processo de profanação, e de que forma o diretor utiliza-os para causar a experiência mística dentro do cinema. | pt_BR |
dc.title.en | The profanation of the sacred image in la ricota | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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