Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Marcelo Dídimo Souza-
dc.contributor.authorXavier, Bruno Lima-
dc.date.accessioned2019-09-27T11:17:44Z-
dc.date.available2019-09-27T11:17:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVIEIRA, Marcelo Dídimo Souza; XAVIER, Bruno Lima. A profanação da imagem sagrada em La ricota. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 7, n. 3, p. 3-21, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2179 9938-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46196-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the profanation of the sacred image in the film "La Ricota" (1962), by Pier Paolo Pasolini. Based on the distinction between the concepts of sacred and profane made by the philosopher Georgio Agamben in his book Profanations (2008), this study investigates how the director problematizes the sacred image institutionalized by the Catholic Religion in our society. In addition, we will highlight the aesthetic resources used by Pasolini to carry out the profanation process, and how the director uses them to bring about the mystical experience within the cinema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPassagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFCpt_BR
dc.subjectPasolini, Pier Paolo, 1922-1975pt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectO sagradopt_BR
dc.titleA profanação da imagem sagrada em La ricotapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo pretende analisar a profanação da imagem sagrada em “La Ricota” (1962), de Pier Paolo Pasolini. Com base na distinção entre os conceitos de sagrado e profano feita pelo filósofo Georgio Agamben, em seu livro “Profanações” (2008), este estudo investiga como o diretor problematiza a imagem sagrada institucionalizada pela Religião Católica em nossa sociedade. Além disso, apontaremos quais os recursos estéticos utilizados por Pasolini para realizar o processo de profanação, e de que forma o diretor utiliza-os para causar a experiência mística dentro do cinema.pt_BR
dc.title.enThe profanation of the sacred image in la ricotapt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_mdsvieirabxavier.pdf565,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.