Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46180
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Alberto Moravia e Pier Paolo Pasolini: conversa sobre a decomposição da forma romance
Título em inglês: Alberto Moravia and Pier Paolo Pasolini: conversations about the decomposition of the romance’s form
Autor(es): Favaro, Angelo
Palavras-chave: Pasolini, Pier Paolo, 1922-1975;Moravia, Alberto, 1907-1990;Romance
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC
Citação: FAVARO, Angelo. Alberto Moravia e Pier Paolo Pasolini: conversa sobre a decomposição da forma romance. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 7, n. 2, p. 27-38, 2016.
Resumo: A linguagem de Petrolio envolve um aglomerado desordenado de todos os modos e formas possíveis com os quais se possa dobrar e maltratar uma língua, em gêneros até aquele momento codificados pela civilização. Nela se encontram elementos retirados tanto da linguagem do ensaio e de artigos de jornais, quanto da linguagem técnica do tratamento cinematográfico ou do roteiro, chegando ao discurso privado da carta e da confissão de diário, para explodir em poesia.
Abstract: The language of Petrolio involves a disordered cluster of all possible ways and forms with which you can bend and mistreat a language, in genres hitherto encoded by civilization. In it there are elements taken from both the language of essay and newspaper articles, and from the technical language of the cinematographic treatment or script, coming to the private speech of the letter and the diary confession, to explode in poetry.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46180
ISSN: 2179 9938
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_afavaro.pdf527,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.