Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46173
Tipo: Capítulo de Livro
Título: O currículo universitário na formação do professor
Autor(es): Campani, Adriana
Palavras-chave: Mercado globalizado;Educação escolar;Formação de professores
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: Editora UFC
Citação: CAMPANI, Adriana. O currículo universitário na formação do professor. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 17-36.
Resumo: O discurso produzido pelas políticas educacionais no Brasil destaca a urgência de uma "educação geral para todos" pois a sociedade brasiIeira precisa estar preparada para atender às demandas de um mercado globalizado e altamente informatizado. Esse desafio, segundo o governo, deve ser enfrentado pela educação escolar porquanto cabe à escola um conjunto de novas tarefas como "instituição que desenvolve uma prática educativa planejada e sistemática durante um período contínuo e extenso de tempo na vida das pessoas" (PRADO, 1999, p.1 21). [...] No Brasil, especificamente, as reformas educacio­nais ocorrem a partir da segunda metade da década de 90. Uma das metas destas reformas é redimensionar o projeto de formação de professores no ensino superior, mediante diretrizes curriculares e linhas norteadoras para novos pro­jetos político-pedagógicos das instituições. Com base nis­so, percebemos nítida preocupação por parte do discurso oficial em estabelecer novos conhecimentos e novas for­mas de aprendizagem destes, na tentativa de inserir uma nova lógica de formação. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46173
ISBN: 85 7282 188 0
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_capliv_acampani.pdf4,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.