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Tipo: Dissertação
Título: Círculo de cultura com jovens usuários de cocaína/crack visando à prevenção do HIV/AIDS
Título em inglês: Culture circle with adolescent cocaine/crack users aimed at prevention of HIV/AIDS
Autor(es): Pinto, Agnes Caroline Souza
Orientador: Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa
Palavras-chave: Educação em Saúde;Síndrome de Imunodeficiência Adquirida;Drogas Ilícitas
Data do documento: 2013
Citação: PINTO, A. C. S. Círculo de cultura com jovens usuários de cocaína/crack visando à prevenção do HIV/AIDS. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Desde que a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) começou a ser reconhecida como problema de saúde pública, tem havido preocupação crescente com o papel desempenhado pelos usuários de drogas na disseminação global do Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV), sendo esta, atualmente, a segunda causa de morte entre eles. O estudo apresenta como objetivo geral promover, por meio dos Círculos de Cultura, espaço crítico-reflexivo acerca da prevenção do HIV/aids junto aos jovens usuários de cocaína/crack. Trata-se de pesquisa-ação, realizada de janeiro a setembro de 2012. Os sujeitos do estudo foram dez jovens usuários de cocaína/crack, do sexo masculino, com idade entre 18 e 24 anos, acompanhados para tratamento de dependência na comunidade terapêutica Desafio Jovem do Ceará. Os instrumentos e as técnicas utilizados para coleta das informações foram: entrevista semiestruturada, observação-participante, registro fotográfico, gravação dos discursos e registro em diário de campo. Como método e técnica para articular a dimensão coletiva e interativa da investigação proposta pela pesquisa-ação, utilizou-se o Círculo de Cultura. Deste modo, foram realizados seis Círculos de Cultura construídos de acordo com as seguintes etapas: o conhecer do universo individual e coletivo, seleção dos temas, dinâmicas de sensibilização e problematização, reflexão teórico-prática, construção coletiva do conhecimento e avaliação de cada círculo. Neste sentido, os jovens discutiram e refletiram sobre: o viver dos jovens com as drogas, a vulnerabilidade do usuário de drogas ao HIV/aids, a relação da Aids com as drogas, a prevenção e a transmissão do HIV/aids e o que aprendemos sobre Aids? Os resultados dessas discussões foram os seguintes: no início dos círculos, os jovens demonstraram conhecimento sobre a aids bastante incipiente e desarticulado, com predominância de mitos; relataram nunca terem feito uso de drogas injetáveis, porém se consideravam vulneráveis às DST/aids visto que o compartilhamento de canudos e cachimbos para o uso da cocaína/crack e a perda da consciência favoreciam ao não uso do preservativo durante as relações sexuais e à multiplicidade de parceiros; os amigos desses jovens foram os principais fatores de risco para que viessem a experimentar as drogas; as festas, as “raves” eram lugares propícios para o início do uso de drogas, porém casas abandonadas, escolas, e casas dos amigos, também foram incluídas como opções para o consumo de drogas, e que a religião era muito importante para que os jovens decidissem não usar mais as drogas e iniciassem o tratamento para dependência. O processo educativo despertou nos nossos jovens o interesse e a necessidade de conversar com seus pares acerca da problemática que envolvia as DST/aids e as drogas, e além disso ensinou várias maneiras de trabalhar a questão das drogas nas escolas com crianças e adolescentes que ainda não são usuários, ratificando que o círculo possibilita a reflexão e a transformação do sujeito e do meio no qual ele está inserido. Diante do exposto, o enfermeiro pode trabalhar com metodologias dialógicas e participativas, como a de Paulo Freire, para favorecer a reflexão crítica do educador e educando em prol da prevenção de DST/aids em usuários de cocaína/crack.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4615
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