Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46077
Tipo: TCC
Título: A psilocibina e o seu potencial terapêutico em saúde mental
Autor(es): Souza, Jorge Luiz Bandeira
Orientador: Araujo, Michell Ângelo Marques
Palavras-chave: Psilocibina;Saúde Mental
Data do documento: 1-Jul-2019
Citação: SOUZA, J. L. B. A psilocibina e o seu potencial terapêutico em saúde mental. 2019. 50 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: A psilocibina é um alcaloide agonista serotoninérgico, princípio ativo dos chamados “cogumelos mágicos”, sendo encontrada predominantemente nos cogumelos do gênero Psilocybe sp., que tem sido utilizado milenarmente em rituais indígenas religiosos. O efeito psicodélico causado pela psilocibina presente no cogumelo faz com que ele, atualmente, seja usado para alcançar experiências místicas e de autoconhecimento. Entretanto, devido a proibição de estudos sobre psicodélicos que ocorreu na década de 1960, ainda existe uma visão negativa associada ao uso desse grupo de substâncias, o qual a psilocibina faz parte. Foi então percebida a necessidade de aprofundar os conhecimentos e entender melhor a psilocibina e os seus efeitos no corpo humano. Assim, objetivou-se analisar a literatura científica sobre a psilocibina e o seu potencial terapêutico em saúde mental. Através de uma revisão integrativa na literatura disponível, foi possível buscar, reunir e sistematizar os resultados dessa pesquisa, que teve como amostra 11 artigos, buscados nas bases de dados SCIELO, MEDLINE/PubMed, BVS, SCOPUS e CINAHL, a partir do cruzamento dos descritores “Psilocybin” e “Mental Health”, com seus respectivos correspondentes nas línguas português e espanhol, utilizando o operador boleano AND, tendo sido encontrados artigos apenas na base de dados MEDLINE/PubMed. A produção científica encontrada e analisada na pesquisa apresentou resultados positivos sobre a psilocibina. O princípio ativo encontrado nos cogumelos mágicos apresenta baixa toxicidade, não tem potencial de causar danos cerebrais, mentais ou físicos, nem de causar adicção, uso compulsivo ou abuso. Além disso, a psilocibina tem um grande potencial para tratamento de pacientes com depressão resistente a tratamentos farmacológicos convencionais, com significativa melhora na sintomatologia depressiva em um menor espaço de tempo e com efeitos prolongados, mesmo em poucas doses. Essa melhora também se manifesta em outros transtornos mentais, como a ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo e abuso de drogas. Essas melhoras não podem ser dissociadas da experiência mística/psicodélica associada ao uso agudo e pós agudo, que causam sensação de paz, plenitude e reflexões sobre o “eu interior”.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46077
Aparece nas coleções:ENFERMAGEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_jlbsouza.pdf433,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.