Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCampos, Antonia do Carmo Soares-
dc.contributor.authorRolim, Karla Maria Carneiro-
dc.contributor.authorCardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão-
dc.contributor.authorSilva, Raimunda Magalhães da-
dc.date.accessioned2013-02-26T11:40:23Z-
dc.date.available2013-02-26T11:40:23Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationCAMPOS, A. C. S. et al. Sensibilizando os discentes para o cuidado humanizado : vivências do ensino-aprendizagem. Rev. RENE, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 79-85, jul./dez. 2004.pt_BR
dc.identifier.issn1517-3852 Impressa-
dc.identifier.issn2175-6783 On line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4604-
dc.description.abstractThis is a descriptive study based on a qualitative approach carried out with nursing graduate students together with postgraduate students. Data was collected in a public maternity in Fortaleza-Ce from November 2002 to February 2003. A questionnaire was applied in two phases: theoretical and practical classes with the newborn child in the infirmary. The analysis of the data collected showed that students consider humanization a state of well-being, which should be included in the nursing care procedures. It is necessary to change the current standards of the process of teaching how to care. The methodology used encouraged the students’ participation in the new procedures and improved their learning process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista RENEpt_BR
dc.subjectEnfermagem Neonatalpt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.titleSensibilizando os discentes para o cuidado humanizado : vivências do ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEstudo descritivo, com abordagem qualitativa desenvolvido com alunos do curso de Graduação em Enfermagem, como uma parceria entre a graduação e a pós-graduação, em uma maternidade pública em Fortaleza-CE. Ocorreu de 11/2002 a 02/2003, em dois momentos: aula teórica e aulas práticas junto ao RN na Unidade de Internação Neonatal. Foi aplicado um questionário, e o processo analítico revelou que, para os discentes, a humanização é um estado de bem-estar; que, com a sensibilização, o cuidado passa a ter caráter humanístico; e que o docente pode fazer do cuidado humano uma prática de vida. Existe uma necessidade de modificar o modelo habitual do processo de ensinar a cuidar. A metodologia contribuiu para o processo ensino-aprendizagem onde o aluno é co-participe na edificação do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstract-esEstudio descriptivo, con abordar cualitativa, desarrollado con alumnos del Curso de Graduación en Enfermería, con la actuación conjunta de la graduación y la post graduación, en una maternidad pública de Fortaleza-Ce. Esto ocurrió del 11/2002 al 02/ 2003, dividido en dos momentos: aula teórica y aulas prácticas junto al recién nacido (RN) en la Unidad de Internación Neonatal. Se aplicó un cuestionario, y el proceso analítico mostró que los estudiantes consideran la humanización una situación de bien estar, y con la sensibilización, el cuidado logra un carácter humanístico; por lo tanto el docente puede hacer de este cuidado humano una práctica de vida. Hay una necesidad de cambiar la norma usual del proceso de enseñar a cuidar. La metodología usada contribuyó junto al proceso de la enseñanza-aprendizaje, dentro del cual el alumno es coparticipe en la edificación del conocimiento.pt_BR
dc.title.enDrawing the students’ attention to humanized care : teaching experiences and learning with thempt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_art_acscampos.pdf61,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.