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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46020
Tipo: | Dissertação |
Título: | Em meio a imagens borradas e contornos misteriosos: a televisão como questão de segurança nacional nos discursos da Escola Superior de Guerra na ditadura civil-militar (1966-1984) |
Autor(es): | Barreira, Caio Brito |
Orientador: | Duarte, Ana Rita Fonteles |
Palavras-chave: | Escola Superior de Guerra.;Televisão;Ditadura Civil-Militar |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | BARREIRA, Caio Brito. “Em meio a imagens borradas e contornos misteriosos”: a televisão como questão de segurança nacional nos discursos da escola superior de guerra na ditadura civil-militar (1966-1984). 2019. 134f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2019. |
Resumo: | A Escola Superior de Guerra é uma instituição militar de ensino superior criada em 1949, ligada a uma conjuntura relacionada com a Guerra Fria; com o intuito de “formar elites para a solução dos problemas do País”. A instituição é fundamentalmente militarizada, porém possuía ligação direta com certa parcela da sociedade civil. Entendemos a ESG como um importante polo formador de discurso oficial e políticas públicas na Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Nessa instituição, foram escritos, por exemplo, os manuais de disciplinas de Moral e Cívica e OSPB (Organização Social e Política do Brasil). Tendo em vista esse lugar da instituição nos governos ditatoriais, este trabalho problematiza a televisão como questão de segurança nacional nos discursos da ESG para um projeto político de modernização do Brasil e para uma pretensa legitimidade da Ditadura Civil-Militar. Analisando os escritos da ESG, trabalhos de alunos, manuais e transcrições de palestras, percebemos uma preocupação latente com a televisão, principalmente a partir dos anos 1970, quando a comercialização do aparelho começa a ganhar força no Brasil. Para a ESG, a TV representava, ao mesmo tempo, uma força de modernização que não poderia ser ignorada e uma ameaça à moral e aos bons costumes da sociedade brasileira. No contexto da Guerra Fria, o “perigo vermelho” era também o “inimigo interno”, a ameaça da televisão consistia, em grande parte, no entendimento dos egressos da ESG, na sua possibilidade de ser apropriada e utilizada como ferramenta na propagação dos valores comunistas. A programação televisiva estaria, nesse sentido, sujeita a apropriação do inimigo para a tentativa de conversão da sociedade. Apoiando-nos no conceito de modernização conservadora, pretendemos entender essa relação de possibilidade e medo para com a TV na Escola e como essa tensão gerou discursos que tentavam legitimar as práticas autoritárias do regime. |
Abstract: | The Escola Superior de Guerra is a military institution of higher education created in 1949, linked to a Cold War-related conjuncture; in order to “form elites to solve the nation's problems”. The institution is fundamentally militarized, but it had a direct connection with a certain portion of civil society. We understand ESG as an important center for the formation of official discourse and public policies in the civil-military dictatorship (1964-1985) in this institution were written, for example, the manuals of Educação Moral e Cívica and OSPB. Given this place of the institution in the dictatorial governments we intend to problematize television as a matter of national security in ESG's discourse for a political project of modernization of Brazil and claiming legitimacy of the civil-military dictatorship. Analyzing ESG's writings, student work, textbooks and lecture transcripts, we noticed a latent concern with television, especially since the 1970s, when the commercialization of the device began to gain strength in Brazil. For ESG, TV represented both a latent force of modernization that could not be ignored and a threat to the morals and morals of Brazilian society. In the context of the Cold War the “red danger” was also the “internal enemy”, the threat of television was largely the understanding of ESG graduates, their possibility of being appropriated and used as a tool in the spread of communist values. Television programming would, in this sense, be subject to the appropriation of the enemy to attempt to convert society. Drawing on Motta's concept of conservative modernization, we intend to understand this relationship of possibility and fear towards TV at school and how this tension generated discourses that attempted to legitimize the regime's authoritarian practices. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46020 |
Aparece nas coleções: | PPGH - Dissertações defendidas na UFC |
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