Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorElias, Sérgio José Barbosa-
dc.contributor.authorPontes, Daniel Fontenelle-
dc.date.accessioned2019-09-20T19:45:06Z-
dc.date.available2019-09-20T19:45:06Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPONTES, Daniel Fontenelle. Avaliação da gestão em uma empresa de grande porte com base no Modelo de Excelência em Gestão (MEG). 2013. 89 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46003-
dc.description.abstractFacing an increasingly competitive business, it is extremely important that companies pursue quality excellence. This paper aims to review the performance excellence through the application of the questionnaire Commitment to Excellence in a large company of the wind sector. Based on a literature review on the topic, a complete diagnosis of the company performance was made using the Management Excellence Model (GEM) of the National Quality Foundation (FNQ). The questionnaire asses eight topics : leadership, strategic planning, customers, community, human resources, information and knowledge, process management and business performance results. After the aplication of the questionnaire, the lowest scores were given to customers, business performance results and human resources respectively. Then, suggestions were made in order to the company to achieve excellence in quality management.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectExcelência em Gestãopt_BR
dc.subjectMEGpt_BR
dc.subjectModelo de Excelência em Gestãopt_BR
dc.subjectCompromisso com a Excelênciapt_BR
dc.titleAvaliação da gestão em uma empresa de grande porte com base no Modelo de Excelência em Gestão (MEG)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrFrente a um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, é de fundamental importância que as empresas busquem a excelência da qualidade. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a gestão de uma empresa de grande porte do setor eólico através da aplicação do questionário Compromisso com a Excelência. Baseado em uma revisão bibliográfica sobre o tema, foi realizado um diagnóstico completo da gestão da empresa com uso do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), no qual foram avaliados os oito tópicos abordados no questionário: liderança, estratégias e planos, clientes, pessoas, sociedade, informação e conhecimento, processos e resultados. Após a aplicação do questionário, observou-se que as notas mais baixas foram dadas para os critérios clientes, resultados e pessoas, respectivamente. Foram então sugeridas melhorias para que a empresa busque a excelência na sua gestão empresarial.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_dfpontes.pdf3,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.