Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45997
Tipo: TCC
Título: Método de avaliação de desempenho do comportamento de estruturas compósitas agrupadas por colagem submetidas à colisão com base em indicadores
Autor(es): Barreto, Lívia Rodrigues
Orientador: Rodrigues, Maxweel Veras
Palavras-chave: Análise de desempenho;Indicadores;Estruturas compósitas
Data do documento: 2014
Citação: BARRETO, Lívia Rodrigues. Método de avaliação de desempenho do comportamento de estruturas compósitas agrupadas por colagem submetidas à colisão com base em indicadores. 2014. 64 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumo: As estatísticas mais recentes mostram um crescimento do número de acidentes de carro no Brasil. Dessa forma, a preocupação com a segurança dos usuários de automóvel torna-se cada vez mais necessária. Além disso, os carros de entrada no Brasil ainda têm muito o que se desenvolver em relação aos padrões de segurança norte-americano e europeu. Percebe-se, um alto lucro dos fornecedores, em contrapartida a substituição por peças mais frágeis e de baixa qualidade e, ainda, a escassez de dispositivos de segurança. Este estudo objetivou a análise de desempenho através de indicadores do processo de dimensionamento, fabricação e teste de colisão de amostras compósitas reforçadas por fibra de carbono, agrupadas por colagem, as quais fazem parte da carroceria de automóveis fabricados pela maior fornecedora de equipamentos automobilísticos da França. Esse trabalho utilizou-se de métodos de análise de desempenho que pudessem avaliar através dos indicadores determinados o comportamento das estruturas compósitas, levando-se em consideração os processos desde o recebimento do material pelo fornecedor até a realização dos testes na máquina de tração. Adicionalmente, este método permitiu verificar qual a espessura de cola é mais resistente a uma colisão, fornecendo maior segurança aos usuários. Através da análise de desempenho, concluiu-se a eficiência do método para a indústria automobilística e para os usuários de automóvel. O presente estudo permitiu a constatação que o método pode ser utilizado para diversos tipos de materiais e para outras empresas do ramo de carroceria de automóvel.
Abstract: The recent statistics show a raise in the number of car accidents in Brazil. This way, the concern about the driver’s safety began to be each time more necessary. Besides, Brazilian cars have a lot of to develop compared to the American and European safety standards. Is possible to find that the suppliers have a high profit, in the other hand there are replacements that use fragile components, with low quality and have a lack of safety devices. This study aimed the performance analysis using process indicators of measurement, manufacturing, and the collision test of samples enhanced by carbon fiber, grouped using glue, whose are part of cars structure manufactured by the biggest supplier of automotive components in France. This project used analysis methods of performance that could evaluate the course of composite structures using the determined indicators, considering the receiving process of material by the supplier until the execution of the tests in the traction machine. Additionally this method allows verifying the most resistant thickness of glues in a collision, providing more safety for the users. Through the performance analysis was possible to conclude the efficiency of the method for the automobile industry and car users. The present study was able to prove that the method can be used in different kinds of material and for others companies in the automotive business.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45997
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_lrbarreto.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.