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Tipo: TCC
Título: Mediação da informação no Jogo RPG de mesa
Autor(es): Costa, Elania Coelho da
Orientador: Nunes, Jefferson Veras
Palavras-chave: Mediação da Informação;Role Playing Game;Jogo de interpretação
Data do documento: 2019
Citação: COSTA, Elania Coelho da. Mediação da informação no Jogo RPG de mesa. 2019. 68f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Esta pesquisa apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo verificar como a mediação da informação é realizada no Role Playing Game (RPG), a fim de apurar quais tipos de pesquisas são feitas para realizar a criação da narrativa e das personagens do jogo, analisar que leituras os jogadores buscam empreender enquanto estão em uma campanha do jogo, analisar quais leituras e escritas realizam e como eles mediam essas informações no jogo, e compreender de que modo o jogo pode influenciar o meio social, pessoal e profissional dos jogadores.. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tendo como instrumento de coleta de dados formulário com perguntas preestabelecidas que ajudaram a traçar o perfil de onze jogadores e suas diversas nuances em relação ao jogo. Foi feito análise de conteúdo e analisado por quatro categorias. Também foi feito a observação não participante das sessões do jogo em duas mesas. Por intermédio dessa coleta, a análise foi realizada e é possível concluir que o jogo tem influência para o jogador no incentivo à leitura e escrita, no desenvolvimento de novas aptidões, como, por exemplo, comunicação e oralidade, que ajudam a vida social e pessoal, percebendo que a mediação da informação no jogo só é possível pela dinâmica do RPG e da interação dos jogadores dentro do mesmo e com o mestre, o condutor da narrativa.
Abstract: This research presents results of research that had as objective to verify how information mediation is carried out in Role Playing Game (RPG), in order to determine what types of research are done to create the narrative and characters of the game, to analyze that readings players seek to undertake while they are in a game campaign, analyze what readings and writes they perform and how they measure such information in the game, and understand how the game can influence the social, personal and professional environment of the players. It is a qualitative research of an exploratory nature, having as form of data collection form with pre-established questions that helped to outline the profile of eleven players and their various nuances in relation to the game. It was done content analysis and analyzed by four categories. The non-participant observation of the game sessions at two tables was also made. Through this collection, the analysis was carried out and it is possible to conclude that the game has influence for the player in the incentive to read and write, in the development of new skills, such as communication and orality, that help the social and personal life, realizing that the information mediation in the game is only possible by the dynamics of the RPG and the interaction of the players inside it and with the master, the conductor of the narrative.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45918
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