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dc.contributor.authorPassos, Vanessa Paulino Venancio-
dc.date.accessioned2019-09-19T11:36:21Z-
dc.date.available2019-09-19T11:36:21Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPASSOS, Vanessa Paulino Venancio. “O entrecruzamento da história e da ficção”, consoante Paul Ricoeur, em a Cabeça do Santo, de Socorro Acioli. IN: SILVA, Fernanda Maria Diniz da; SOUSA, Alexandre Vidal de; SILVA, Fernângela Diniz da; LIMA, Francisco Wellington Rodrigues (orgs.). Percursos da literatura no Ceará. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 265-276.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 420 1011 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45894-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica e Editorapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura cearensept_BR
dc.subjectRicoeur, Paul, 1913-2005pt_BR
dc.subjectAcioli, Socorro, 1975- . A cabeça do santo (Ficção-2014)pt_BR
dc.subjectVerossimilhança-
dc.titleO entrecruzamento da história e da ficção, consoante Paul Ricoeur, em a Cabeça do Santo, de Socorro Aciolipt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pergunta que advém aos novos escritores ou até mesmo aos leitores a respeito do ato de escrever é: de onde vem as histórias? Qual a inspiração para escrevê-Ias? Podemos perceber que as histórias podem vir de fatores internos e externos. Cientes de que a literatura proporciona para o escritor certa liberdade quanto à sua produção, sabemos que o ponto de partida de uma história pode estar ligado aos fatores internos de um indivíduo - uma reminiscência, uma lembrança ou uma recordação. Mas também pode estar ligado aos fatores externos - um quadro no museu, uma cena ocorrida no meio de uma praça, ou ainda, uma notícia de jornaL Os dois conjuntos de fatores serão conduzidos pelo fio da imaginação para tecer o desenvolvimento desta história a ser construída. O romance analisado neste artigo, A cabeça do santo, de Socorro Acioli, publicado em 2014, curiosamente surgiu a partir de uma notícia de jornal. Por sua vez, foi por mesclar fatos históricos com a ficção, que a escritora cearense resgatou o realismo mágico, inspirado em obras de escritores latino-americanos. A obra, apesar de receber bastante elogios, não deixou de apresentar críticas negativas, como o do crítico Luís Augusto Fischer, colunista do Jornal Folha de São Paulo, que considera os personagens da narrativa fracos, além de afirmar que o romance "tenta, mas não alcança gênero fantástico': Contudo, isso não impede que a obra venha ganhando notoriedade no Brasil e também no exterior, como falaremos um pouco mais na breve biografia da autora. [...]pt_BR
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