Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Marilde Alves da-
dc.date.accessioned2019-09-18T14:52:42Z-
dc.date.available2019-09-18T14:52:42Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Marilde Alves da. As modulações tensivas do desejo em Curral de Pedras e Pássaros sem Canção, de Jards Nobre. IN: SILVA, Fernanda Maria Diniz da; SOUSA, Alexandre Vidal de; SILVA, Fernângela Diniz da; LIMA, Francisco Wellington Rodrigues (orgs.). Percursos da literatura no Ceará. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 213- 225.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 420 1011 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45865-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica e Editorapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemiótica e literatura-
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura cearensept_BR
dc.subjectNobre, Jards, 1974 - . Curral de Pedras (Ficção - 2009)pt_BR
dc.subjectNobre, Jards, 1974 - . Pássaros sem Canção (Ficção - 2018)pt_BR
dc.titleAs modulações tensivas do desejo em Curral de Pedras e Pássaros sem Canção, de Jards Nobrept_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA expressão "modulação tensiva" tem relação com a oscilação tímica existente em um texto. Essa metalinguagem se associa a abordagem tensiva' da semiótica, que decorre da evolução natural da teoria desenvolvida por Greimas, cuja preocupação inicial era com o fazer (ação). Somente nos anos oitenta, com a publicação livro Da imperfeição (1987), o afeto passa a ser objeto de estudo da semiótica, avanço que possibilitou chegar ao modelo atual' Um esboço do modelo tensivo surge no texto "síntese de gramática tensiva" de Zilberberg, cuja versão brasileira data de 2006. Em 2011, a Ateliê editorial lança Elementos de Semiótica Tensiva, no qual Zilberberg procura demonstrar sua construção e seus funcionamento. O modelo" propõe como unidades mínimas, para articulação do sensível, o acréscimo,representado por "mais" e a subtração, representada por "menos': Assim, se tivermos apenas "menos" obteremos a figura da nulidade e se tivermos apenas "mais" estaremos diante da figura da plenitude. A combinação dessas unidades resulta em duas direções: ascendente (da nulidade a plenitude) e descendente (da plenitude a nulidade). [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_capliv_masilva.pdf7,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.