Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45833
Tipo: TCC
Título: Evolução do número de investidores em mercado de capitais: um estudo de caso na Bovespa no período de 2001 a 2006
Autor(es): Saraiva, Rosemeire Bezerra
Orientador: Chaves Neto, Lauro
Palavras-chave: Bolsa de valores;Mercado de capitais;Ações (Finanças)
Data do documento: 2008
Citação: SARAIVA, Rosemeire Bezerra. Evolução do número de investidores em mercado de capitais: um estudo de caso na Bovespa no período de 2001 a 2006. 2008. 40 f. TCC (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2008.
Resumo: Os índices da BOVESPA são indicadores de desempenho de um conjunto de ações, ou seja, mostram a valorização de um determinado grupo de papéis ao longo do tempo. Os preços das ações podem variar por fatores relacionados à empresa ou por fatores externos, como o crescimento do país, do nível de emprego e da taxa de juros. Assim, as ações de um índice podem apresentar um comportamento diferente no mesmo período, podendo ocorrer valorização ou ao contrário, desvalorização. Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma metodologia de apuração no crescimento de investidores no Brasil de 2001 a 2006, no mercado de capitais da Bovespa. Para isto, realizou-se uma revisão bibliográfica dos conteúdos relacionados com a bolsa de valores e seguido por um estudo prático da aplicação da Bovespa no período já determinado. Os resultados preliminares evidenciaram que a Bovespa vem crescendo e se modernizando, sempre em sintonia com as novas tecnologias e tendências no mercado de ações. Diferentemente de outros empreendimentos que necessitam de grandes somas de capital, o investimento em ações é aberto para quaisquer indivíduos, sejam eles grandes ou pequenos investidores. Um pequeno investidor pode adquirir a quantidade de ações que está de acordo com sua capacidade financeira, tornando-se sócio minoritário, mesmo tendo participação percentual ínfima no capital da companhia, sem que tenha que ficar excluído do mercado de capitais apenas por ser pequeno. Desta forma, a bolsa de valores abre a possibilidade de uma fonte de renda adicional para pequenos poupadores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45833
Aparece nas coleções:EEGE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_rbsaraiva.pdf496,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.