Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45809
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAndrade, Ivna Silva-
dc.contributor.authorCastro, Régia Christina Moura Barbosa-
dc.contributor.authorMoreira, Karla de Abreu Peixoto-
dc.contributor.authorSantos, Cristina Poliana Rolim Saraiva dos-
dc.contributor.authorFernandes, Ana Fátima Carvalho-
dc.date.accessioned2019-09-16T12:21:47Z-
dc.date.available2019-09-16T12:21:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationANDRADE, Ivna Silva et al. Efeitos de tecnologia no conhecimento, atitude e prática de gestantes para o parto. Rev Rene, Fortaleza, v. 20, e41341, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 (On line)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45809-
dc.description.abstractObjective: to evaluate the effects of educational video on the knowledge, attitude and practice of pregnant women for active childbirth. Methods: a quasi-experimental study, developed in ten basic family health units, with 167 pregnant women in the last trimester, through a built and validated instrument to survey knowledge, attitude and practice. In the Intervention Group, the research was applied, accompanied by an educational session, with video exposure. For the Control Group, routine prenatal investigation and consultation were applied. Results: the Intervention Group presented greater adequacy in knowledge, attitude and practice, with significant statistics in all variables, highlighting the influence of educational video for active childbirth. Conclusion: the use of educational video stood out positively as educational technology for knowledge, attitude and practice of pregnant women in relation to active childbirth.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectPartopt_BR
dc.subjectEnfermagem Obstétricapt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.titleEfeitos de tecnologia no conhecimento, atitude e prática de gestantes para o partopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: avaliar os efeitos de vídeo educativo sobre o conhecimento, a atitude e a prática de gestantes para o parto ativo. Métodos: estudo quase experimental, desenvolvido em dez unidades básicas de saúde da família, com 167 gestantes no último trimestre, por meio de instrumento construído e validado para levantamento do conhecimento, da atitude e prática. No Grupo Intervenção, a investigação foi aplicada, acompanhada de sessão educativa, com exposição de vídeo. Para o Grupo Controle, a investigação e a consulta pré-natal de rotina foram aplicadas. Resultados: o Grupo Intervenção apresentou maior adequação em conhecimento, atitude e prática, com estatísticas significativas em todas as variáveis, destacando a influência do vídeo educativo para o parto ativo. Conclusão: o uso de vídeo educativo se destacou positivamente como tecnologia educacional para conhecimento, atitude e prática de gestantes em relação ao parto ativo.pt_BR
dc.title.enEffects of technology on knowledge, attitude and practice of pregnant women for childbirthpt_BR
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_isandrade.pdf211,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.