Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45796
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMâsih, Rogério Teixeira-
dc.contributor.authorAndrade Júnior, Marcos Brasil de-
dc.date.accessioned2019-09-13T20:51:10Z-
dc.date.available2019-09-13T20:51:10Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationANDRADE JÚNIOR, Marcos Brasil de. Aplicação de um Canvas de Modelos de Negócios no desenvolvimento de um restaurante de comidas naturais: um estudo de caso. 2014. 81 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45796-
dc.description.abstractNowadays competitively environment clearly observed in world economy conjuncture makes companies seek more and more to apply the updated management techniques in their realities and searching at most innovation in their products and at their decisions. Changes at the organisation have been promoted by new technologies’ agility, bringing development of new ways of value’s creation. At thisv context, business model progress comes as a form of the company to create, capture and deliver value. The main motivation of the present work was the high mortality rate of micro and small companies, which stands for 70% in organizations of that kind with less than 5 years working, according to SEBRAE. The main reason for this premature closure is the lack of planning. This final project has the purpose of present the business model concept evolution, its representations and characteristics. There will be described the Business Model Canvas tool, its elaboration process by a case study applied in a natural and light food restaurant in the city of Fortaleza. This work comes to show how this innovative tool can contribute for a new business model construction, in a specific case, could being used for an already existent model reformulation. For that instance, this final project proposes to concept and present parts of a business model and explain how the business model canvas tool works. An empirical research is made with qualitative approach developed by an action-research, through ideation meetings and cocreation between the author of this work and the company’s managers. Also, quantitative field researches were performed to measure potential markets, possible suppliers and the main partnerships. It can be perceived at the end of the case study how important is the development of a business model, so the product or service can be aligned with the target customers profile, obeying the company’s limitations and infrastructure capacities. The business model elaboration through the business model canvas tool works as a guide for the entrepreneur, in other words, it is a business map, which will help in the business’ strategies development. The tool utilisations also shows itself as a very easy, dynamic and visual way on how a business plan can be created, unleashing, in that way, the entrepreneur from the shackles of other professionals that are specialized in elaborate more complex business plans.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectModelo de Negóciopt_BR
dc.subjectCanvaspt_BR
dc.subjectEmpreendedorespt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.titleAplicação de um Canvas de Modelos de Negócios no desenvolvimento de um restaurante de comidas naturais: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ambiente de competitividade claramente observado no panorama atual da economia mundial faz com que as empresas estejam cada vez mais buscando aplicar as mais modernas técnicas de gestão em suas realidades e procurando ao máximo inovar nos seus produtos e nas suas decisões. Transformações organizacionais têm se beneficiado da agilidade proveniente das novas tecnologias, proporcionando o desenvolvimento de novas formas de criação de valor. Neste contexto, o desenvolvimento de modelos de negócio representa a maneira de como uma organização cria, captura e distribui valor. A motivação principal do presente trabalho foi a alta taxa de mortalidade de micro e pequenas empresas no Brasil, das quais apenas cerca de 30% sobrevive nos primeiros 5 anos, segundo o SEBRAE. E o principal motivo desse fechamento prematuro dessas empresas é a falta de planejamento. Descreve-se aqui, a ferramenta Business Model Canvas, o seu processo de elaboração com um estudo de caso aplicado na proposta de um restaurante de comidas naturais e lights na cidade de Fortaleza. Esta monografia busca mostrar como essa ferramenta inovadora pode contribuir para o processo de construção de um modelo de negócio novo, nesse caso, mas podendo ser utilizado também na reformulação de um modelo já existente. Trata-se de uma pesquisa empírica, com abordagem qualitativa desenvolvida por meio de uma pesquisa-ação, por meio de reuniões de ideação e co-criação entre os pesquisadores e gestores da empresa e de pesquisas de campo, quantitativas, com pesquisas de possíveis mercados consumidores e de fornecedores em potencial, além das parcerias mais importantes. Pode-se perceber, ao final do estudo de caso, o quão importante é o desenvolvimento de um modelo de negócio, para que se possa alinhar o produto ou serviço que está sendo oferecido ao perfil do consumidores-alvo, respeitando as limitações e capacidade de infraestrutura da empresa. A elaboração do modelo de negócio através da ferramenta business model canvas serve de um guia para o empreendedor, ou seja, é um mapa do negócio, que irá ajudar no desenvolvimento das estratégias de negócio. A utilização da ferramenta também mostra-se como uma forma fácil, dinâmica e bem visual de como um plano de negócios pode ser feito, fazendo com o que os empreendedores não precisem ficar presos às mãos de outros profissionais que elaboram planos de negócio mais complexos e profundos.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_mbandradejunior.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.