Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45783
Tipo: Resumo
Título: Avaliação da eficiência de uma fatiadora de cactácea forrageira
Autor(es): Fernandes, Francisco Ronaldo Belem
Melo, Rafaela Paula
Praciano, Aline Castro
Wellington, Stenio
Monteiro, Leonardo de Almeida
Albiero, Daniel
Palavras-chave: Agricultura familiar;Palma forrageira;Alimentação animal
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: FERNANDES, Francisco Ronaldo Belem et al. Avaliação da eficiência de uma fatiadora de cactácea forrageira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
Resumo: Estudos mostram a relevância da agricultura familiar na organização e na estruturação do espaço agrário no Brasil. As referidas pesquisas mostram que o segmento familiar da agricultura brasileira, ainda que muito heterogêneo, responde por expressiva parcela da produção agropecuária, e por aproximadamente 80,0% na produção de alimentos. Surgem também os projetos governamentais de desenvolvimento agrícola pautados na adoção de tecnologias por meio dos insumos e mecanização, que inseriu no mercado um novo padrão técnico-produtivo sobre a agricultura. O objetivo desse trabalho é avaliar em condições de campo a eficiência de um protótipo de uma fatiadora de cactácea forrageiras para a agricultura familiar. O trabalho foi conduzido na área experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE campus Tauá – CE. As avaliações do protótipo da fatiadora de cactácea foram realizadas com a mesma acoplada a um motor elétrico de 2CV , na rotação de 602 rpm. Para avaliação utilizou-se a cactácea palma forrageira (Opuntia fícus indica Mill). O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com 5 repetições, em que cada repetição foi composta por cinco raquetes de palma Forrageira. As variáveis analisadas foram à porcentagem de partículas uniformes, porcentagem de partículas não uniformes e perdas. Foi coletado 20 amostras. Os resultados obtidos foram analisados através da estatística descritiva considerando os seguintes parâmetros. Média, Desvio Padrão, Variância, Coeficiente de Variação, Mínimo, Máximo, Simetria e Curtose, para as analises utilizou o programa estatístico Minitab 16. Pode-se observar que a porcentagem de tamanho das partículas ideais para o consumo animal encontrado ficou próximo ao recomendado, mostrando assim que o protótipo avaliado é eficiente no fatiamento de cactácea, pois 76,4% do material apresentou tamanho ideal para o consumo animal e perdas de 0, 078g permitido ao agricultor familiar uma maior agilidade no
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45783
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_frbfernandes.pdf50,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.