Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45770
Tipo: Resumo
Título: Uma cartografia da leitura: o imaginário leitor fortalezense no fim do século XIX
Autor(es): Braga, Felipe Alves de Lima
Nunes, Jefferson Veras
Palavras-chave: Memória;Leitura;Imaginário
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BRAGA, Felipe Alves de Lima; NUNES, Jefferson Veras. Uma cartografia da leitura: o imaginário leitor fortalezense no fim do século XIX. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Esta pesquisa propõe-se a investigar a formação do imaginário leitor fortalezense no final do século XIX, sob a perspectiva das teorias do imaginário, dos fluxos de informação e das contribuições da historiografia local. O trabalho tem como problemática: Como se deu a formação do imaginário leitor fortalezense no fim do século XIX? E objetiva, em geral, Investigar as origens da formação do imaginário leitor fortalezense no fim do século XIX e em especifico: a) Identificar os fluxos de informação e produção do conhecimento da cidade na época; b) Mapear os marcos culturais que contribuíram para formação do imaginário leitor da capital; c) Conhecer o panorama sociocultural e histórico de Fortaleza no fim do século XIX; d) Averiguar o papel desempenhado pelas instituições educacionais e de instrução da cidade na formação do imaginário da leitura e; e) Entender o papel dos sujeitos na construção da cidade e de seu cotidiano leitor, nos aspectos da assimilação, produção e disseminação de informações e conhecimentos. Os caminhos metodológicos adotados serão a pesquisa exploratória-descritiva, de abordagem qualitativa. Possui como método o historiográfico, aliado a análise de conteúdo e pesquisa bibliográfica para a coleta de dados. Quanto aos resultados esperados, esse trabalho, buscará criar um panorama da formação do imaginário leitor de Fortaleza através dos documentos analisados, estando a pesquisa em curso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45770
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_falbraga.pdf48,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.