Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPordeus Júnior, Ismael de Andrade-
dc.date.accessioned2019-09-13T18:10:37Z-
dc.date.available2019-09-13T18:10:37Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPORDEUS JÚNIOR, Ismael de Andrade. Festa de Iemanjá. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2011. 107 p.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7563-765-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45767-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica e Editorapt_BR
dc.subjectUmbanda - rituaispt_BR
dc.subjectIemanjá, Festa dept_BR
dc.subjectCultos afro-brasileirospt_BR
dc.titleFesta de Iemanjápt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs sequências de fotos aqui apresentada constitui uma lembrança muito forte de minhas pesquisas realizadas em Fortaleza no princípio de minha carreira acadêmica. Havia realizado um filme em super 8 sobre um ritual de iniciação em um Candomblé, e me propus a fazer um registro, também em super 8, sobre a festa de Iemanjá. Essas fotos foram captadas por mim, enquanto meu caro amigo e colega Eymard Porto empunhava a câmera e coletava cenas depois trabalhadas por ele e por minha sempre amiga e colega professora Ana Maria Roland na montagem desse documentário.Todo esse material imagético e esses dispositivos ficaram guardados em uma caixa que, vez por outra, eu olhava e pensava em um dia utilizá-Ias como imagens para um livro como fez J. Medeiros com as imagens de iniciação no Candomblé que havia realizado na Bahia para a revista O Cruzeiro na década de 1950 (MEDEIROS, 2009). Tudo isso ficou na minha memória por mais de 30 anos. Quando as fotografias foram passadas para CD, fiquei surpreendido pela qualidade das imagens e vi, pela primeira vez, a possibilidade de levá-Ias a um público mais amplo, além das comunidades religiosas dos que fazem a festa das religiões luso-afro-brasileiras no Ceará.[...]Inspirando-me na transcrição da oralidade para a escrita, corno propõe Paul Zumthor, penso que a imagem aqui preenche duas funções nesse universo: assegura por um lado a transmissão de um visão de mundo, assim como a sua conservaçâo. A mensagem da imagem sobrepõe-se à dispersão espaço-temporal. No entanto, a fixação na imagem e por meio dela não põe fim à performance nem a marginaliza definitivamente. A imagem, nesse sentido, guarda a performance da festa de Iemanjá.pt_BR
Aparece nas coleções:CH - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_liv_iapordeusjunior.pdf78,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.