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dc.contributor.advisorBenvenuto, João Emanoel Ancelmo-
dc.contributor.authorAraújo, Leandro Sousa-
dc.date.accessioned2019-09-13T11:59:06Z-
dc.date.available2019-09-13T11:59:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationARAÚJO, L.S. (2014)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45751-
dc.descriptionARAÚJO, L.S. O Programa "música na escola" da cidade de Cruz-Ce: práticas pedagógicas, aspectos históricos, sócio-culturais e formativos. 2014. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2014.pt_BR
dc.description.abstractThis research is to design explore the universe of the “Música na Escola” Town of Cruz -CE, with emphasis on the 2011-2013 period, in which some methodologies did more active in school reality. The work is primarily aimed at understanding the context and the pedagogical practices of the “Música na Escola” as well as its impact in the community. Initially, are contextualized some historical aspects of educational public policies that influence the structure of music education in Brazilian schools. Then a discussion is made of the school curriculum and activities of turn against is made, generating subsidies for the study in question. Subsequently, we present the society and cultural context of the city of Cruz - Ce to point the scenario in which the program is developed. Soon after, the program is described, highlighting aspects of origin, social, cultural and educational, until they reach the years 2011-2013, in which decisive changes to the consistency of the proposal have been established. The methodology used in the research is exploratory qualitative study, in which the process of integration and further analysis of data from theoretical framework (documents, questionnaires given to teachers Program “Música na Escola”, interviews with coordinators and responsible for creation and management of the program, photographs of various moments of action of those involved, among others) brought up some important considerations for the program model and the reality of musical education in schools . Therefore, it is concluded that the research presented here shows that education within the program broadens the horizons of the student, defines the physical space of music in school, involves a broad audience in their time of presentation, the teacher provides resources for discussion and understanding of their area of expertise, and contribute heavily to legitimize the teaching of Music in the schools from the local manifestations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrograma “Música na Escola” da cidade de Cruz-CEpt_BR
dc.subjectMúsica no contraturnopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.titleO Programa "música na escola" da cidade de Cruz-Ce: práticas pedagógicas, aspectos históricos, sócio-culturais e formativos.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como desígnio explorar o universo do Programa “Música na Escola” da Cidade de Cruz-CE, com ênfase no período de 2011 a 2013, em que algumas metodologias o fizeram mais ativos na realidade escolar. O trabalho tem por objetivo principal compreender o contexto e as práticas pedagógicas do Programa “Música na Escola”, bem como as suas repercussões na comunidade. Inicialmente, são contextualizados alguns aspectos históricos das políticas públicas educacionais que influenciaram na estruturação do ensino de música nas escolas brasileiras. Em seguida, é feita uma discussão acerca do currículo escolar e das atividades de contraturno, gerando subsídios para o estudo em questão. Posteriormente, apresenta-se o contexto sócio-cultural da cidade de Cruz-Ce para apontar o cenário em que o Programa se desenvolveu. Logo após, o Programa é descrito, evidenciando aspectos de origem, sociais, culturais e educacionais, até que se chegue aos anos de 2011 a 2013, nos quais foram estabelecidas mudanças decisivas para a consistência da proposta. A metodologia adotada na pesquisa é o estudo exploratório de natureza qualitativa, no qual o processo da integração e da posterior análise dos dados provenientes de referencial teórico (documentos, questionários aplicados aos professores do Programa “Música na Escola”, entrevistas aos coordenadores e responsáveis pela criação e gerenciamento do Programa, fotografias dos diversos momentos de atuação dos envolvidos, entre outros) trouxe à tona algumas importantes considerações referentes ao modelo do Programa e à realidade do ensino musical no meio escolar. Portanto, conclui-se que a pesquisa aqui apresentada mostra que ensino dentro do Programa amplia os horizontes do aluno, define o espaço físico da Música na escola, envolve um público amplo em seus momentos de apresentações, oferece ao professor recursos para o debate e a compreensão da sua área de atuação, além de contribuir fortemente para a legitimação do ensino de Músicas nas escolas a partir das manifestações locais.pt_BR
Aparece nas coleções:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

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