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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45720
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gondim, Linda Maria de Pontes | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-12T11:32:36Z | - |
dc.date.available | 2019-09-12T11:32:36Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | GONDIM, Linda Maria de Pontes. Cidade, cultura e patrimônio em tempos de globalização: o caso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza-CE. In: HENRIQUES, Júlia Maria Pereira de Miranda; PORDEUS JÚNIOR, Ismael de Andrade; LAPLANTINE, François (orgs.). Imaginários sociais em movimento: oralidade e escrita em contextos multiculturais. Lyon, França, Universidade de Lyon 2; Fortaleza, Brasil: Edições UFC; Campinas, Brasil: Pontes Editores, 2006. p. 319-336. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-7113-232-1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45720 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Centros históricos | pt_BR |
dc.subject | Conservação histórica | pt_BR |
dc.subject | Fortaleza (CE) | pt_BR |
dc.subject | Globalização | pt_BR |
dc.title | Cidade, cultura e patrimônio em tempos de globalização: o caso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza-CE | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Um traço comum às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano, sobretudo a partir das últimas décadas do século XX, é produção de imagens da cidade no contexto de grandes projetos urbanísticos, associados a políticas culturais e de preservação do patrimônio histórico-arquitetônico. Grandes cidades da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina têm adotado, como estratégia para reverter sua decadência econômica, o investimento em "city-marketing", por intermédio da requalificação de áreas históricas, como nos casos pioneiros de Baltimore, nos Estados Unidos, e de Barcelona, na Espanha. Nessa perspectiva, por vezes concretizada mediante o chamado planejamento estratégico (Arantes, 2000), o espaço passa a ser fonte de lucro em decorrência não só de benfeitorias que valorizam o solo urbano, mas, também, como resultado da produção de imagens associadas ao fomento de atividades turísticas, de consumo e de lazer "cultural". As representações da cidade são, assim, integradas à produção de mercadorias, expressando o que Jameson (1995) definiu como "a lógica cultural do capitalismo tardio".[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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