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dc.contributor.authorGondim, Linda Maria de Pontes-
dc.date.accessioned2019-09-12T11:32:36Z-
dc.date.available2019-09-12T11:32:36Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationGONDIM, Linda Maria de Pontes. Cidade, cultura e patrimônio em tempos de globalização: o caso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza-CE. In: HENRIQUES, Júlia Maria Pereira de Miranda; PORDEUS JÚNIOR, Ismael de Andrade; LAPLANTINE, François (orgs.). Imaginários sociais em movimento: oralidade e escrita em contextos multiculturais. Lyon, França, Universidade de Lyon 2; Fortaleza, Brasil: Edições UFC; Campinas, Brasil: Pontes Editores, 2006. p. 319-336.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7113-232-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45720-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectCentros históricospt_BR
dc.subjectConservação históricapt_BR
dc.subjectFortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.titleCidade, cultura e patrimônio em tempos de globalização: o caso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrUm traço comum às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano, sobretudo a partir das últimas décadas do século XX, é produção de imagens da cidade no contexto de grandes projetos urbanísticos, associados a políticas culturais e de preservação do patrimônio histórico-arquitetônico. Grandes cidades da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina têm adotado, como estratégia para reverter sua decadência econômica, o investimento em "city-marketing", por intermédio da requalificação de áreas históricas, como nos casos pioneiros de Baltimore, nos Estados Unidos, e de Barcelona, na Espanha. Nessa perspectiva, por vezes concretizada mediante o chamado planejamento estratégico (Arantes, 2000), o espaço passa a ser fonte de lucro em decorrência não só de benfeitorias que valorizam o solo urbano, mas, também, como resultado da produção de imagens associadas ao fomento de atividades turísticas, de consumo e de lazer "cultural". As representações da cidade são, assim, integradas à produção de mercadorias, expressando o que Jameson (1995) definiu como "a lógica cultural do capitalismo tardio".[...]pt_BR
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