Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAquino, Marisete Dantas de-
dc.contributor.authorOliveira, Renata Marinho de Andrade-
dc.date.accessioned2019-09-11T20:26:00Z-
dc.date.available2019-09-11T20:26:00Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Renata Marinho de Andrade. Logística reversa de pneus inservíveis na cidade de Fortaleza. 2013. 50 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45713-
dc.description.abstractOne of the major concerns related to the global environment is the final destination of materials. An example of materials are the tires, their recycling has a limit, after this limit, the tire is known as scrap tires, making the consumer discard it. The simple disposal of scrap tires in a land beyond causing an occupation exaggerated physical space for deposition, can cause damage to the environment and public health. From August 2, 2010, Law 12.305, manufacturers and importers are obliged to implement reverse logistics. The purpose of this research is study and analyze the reverse logistics system of waste tires in the city of Fortaleza. The methodology used is a literature search exploratory, and a descriptive and exploratory research. The results were obtained from the following sources, Federal Technical Registry of IBAMA, Reciclanip, collection point of Fortaleza, small tire repair stores, branches of city hall and Ecofor, concessionaire responsible for managing solid waste in Fortaleza. And from these results is that the reverse logistics system of waste tires in Fortaleza exists, but it has failures. And from these results, it is concluded that reverse logistics system of scrap tires in Fortaleza exists, but has failures.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectlogística reversapt_BR
dc.subjectpneus inservíveispt_BR
dc.subjectmeio ambientept_BR
dc.titleLogística reversa de pneus inservíveis na cidade de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrUma das maiores preocupações mundial relacionada ao meio ambiente é o destino final de materiais. Um exemplo de materiais são os pneus, sua reciclagem possui um limite, após esse limite, o pneu é taxado como inservível, fazendo com que o consumidor tenha que o descartar. O simples descarte de pneus inservíveis num terreno além de causar uma ocupação exagerada do espaço físico para sua deposição, poderá causar danos ao meio ambiente e a saúde pública. A partir de 2 de agosto de 2010, com a Lei 12.305, os fabricantes e importadores ficam obrigados a aplicar a logística reversa. O objetivo deste trabalho é estudar e analisar o sistema de logística reversa de pneus inservíveis na cidade de Fortaleza. A metodologia usada será uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e uma investigação exploratória e descritiva. Os resultados deste trabalho foram obtidos das seguintes fontes, Cadastro Técnico Federal do IBAMA, Reciclanip, ponto de coleta de Fortaleza, pequenas borracharias, em órgãos da prefeitura e na Ecofor, concessionária responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos em Fortaleza. E a partir destes resultados, tem-se que o sistema de logística reversa de pneus inservíveis em Fortaleza existe, porém possui falhas.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Relatórios Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_rmaoliveira.pdf12,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.