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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Edílson da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Odalice de Castro-
dc.date.accessioned2019-09-11T17:48:05Z-
dc.date.available2019-09-11T17:48:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPEREIRA, Edílson da Silva; SILVA, Odalice de Castro. O Olhar Sensível: O corpo que fala na produção de Darcílio Lima. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45686-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectDarcílio Limapt_BR
dc.subjectArte pictóricapt_BR
dc.titleO Olhar Sensível: O corpo que fala na produção de Darcílio Limapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA nossa pesquisa tem como objetivo realizar uma leitura da obra pictórica do artista cearense Darcílio Lima (1944-1991). Destarte, procuraremos expor em nossa leitura, o estilo inerente à obra darciliana que, por sua vez, coaduna com os preceitos filosóficos que muito contribuíram para a apreensão de um pensamento esclarecido no decorrer do século XX e no XXI. É relevante pontuarmos que a obra de arte em questão nos proporciona enriquecimento e aperfeiçoamento acerca da condição humana, apresentando-nos, de forma ímpar uma possível reflexão e interpretação da condição humana, nas diversas faces da experiência existencial e histórica não pelo que nos dá, mas sim pelo que reconhecemos de nós mesmos, conduzindo-nos a um confronto do que nos avassala e nos afeta. É interessante pontuar que o artista cearense, na década de 1960, vivenciava os dissabores de quem retornava ao que a sociedade considera insanidade mental, foi acolhido pela Dra. Nise da Silveira (1905-1999), na casa das Palmeiras, lugar de promoção da saúde mental, de acordo com os preceitos de uma psiquiatria libertária, além de uma forte influência das teorias de Carl GustavJung (1875-1961), produziu vários trabalhos que permanecem no acervo da instituição. Para tanto, utilizaremos como apoio de reflexão as obras: A vida simbólica (2007), de C.G. Jung. A origem da obra de Arte (1977) e A definição de Arte (1981) de Umberto Eco, Introdução ao pensamento complexo (2005) do filósofo francês Edgar Morin.pt_BR
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