Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45683
Tipo: Resumo
Título: Aplicabilidade da técnica BRF "Bois Raméaux Fragmentés".
Autor(es): Cavalcante, Eduardo Santos
Praciano, Aline Castro
Melo, Rafaela Paula
Chioderoli, Carlos Alessandro
Albiero, Daniel
Palavras-chave: Degradação;Madeira;Recuperação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CAVALCANTE; Eduardo Santos et al. Aplicabilidade da técnica BRF "Bois Raméaux Fragmentés". Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: As atividades agrícolas em solos cearenses têm contribuído muito para a degradação dos solos. A falta de manejo faz com que acelere cada vez mais o processo de desertificação dos solos cearenses. Visando uma redução da desertificação e um manejo adequado para os solos cearenses, surge à técnica BRF, Bois Raméaux Fragmentés. A técnica BRF é de origem canadense, em que consiste na fragmentação de galhos de árvores para aplicação dos mesmos na superfície dos solos, com o objetivo de cobrir, nutrir e recuperar o solo. Esse processo visa aumentar a disponibilidade de nutrientes para as plantas e melhorar a condição do solo por meio da decomposição da cobertura vegetal. Com o intuito de avaliar a capacidade do BRF no Brasil, em especial a região nordeste, foi realizado um estudo sobre a aplicabilidade da técnica BRF no Brasil. Foi realizada uma busca de artigos científicos e revisões bibliográficas buscando temas que abordasse o assunto. Foi possível observar em pesquisas realizadas no Brasil que a técnica foi eficiente em algumas cidades, como é o exemplo de Palmas – TO, que vem utilizando galhos de poda da cidade, que são beneficiados pela técnica do BRF, e usados em hortas comunitárias. Hoje essa técnica simboliza um ganho real para o município, movimentando de 20 a 30 caminhões para suas 50 toneladas diárias, que culminou em uma economia de 3 milhões de reais. Conclui-se que a aplicação da técnica BRF é satisfatória para o Brasil, e em especial para a região Nordeste. Surge uma necessidade da realização de pesquisas para implementação da técnica BRF no manejo de solos do Ceará (bem como todo o semiárido), assim como avaliação do seu potencial local.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45683
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_escavalcante.pdf50,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.