Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45680
Tipo: Resumo
Título: “A cidade que queremos”: a participação popular na elaboração do plano Fortaleza 2040.
Autor(es): Silva, Erberson Rodrigues da
Gondim, Linda Maria de Pontes
Palavras-chave: Participação popular;Sociologia urbana;Fortaleza 2040
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Erberson Rodrigues da; GONDIM; Linda Maria de Pontes. “A cidade que queremos”: a participação popular na elaboração do plano Fortaleza 2040. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: O tema desta pesquisa é a participação popular e o desenvolvimento urbano, tendo como recorte empírico a análise do processo de elaboração do plano estratégico para o desenvolvimento urbanístico, econômico e social para Fortaleza, realizado nos anos de 2015 e 2016. Intitulado Fortaleza 2040, foi uma iniciativa da administração do Prefeito Roberto Claudio que pretendeu incluir a participação popular, do poder público e do setor privado da cidade. O presente estudo tem como objetivo geral compreender como se deu a participação popular no plano Fortaleza 2040, tomando como objeto de pesquisa os participantes dos encontros do projeto. Para tanto, tem-se como objetivos Pretende-se analisar a dinâmica entre sociedade civil e poder público nas reuniões e compreender o papel da população na elaboração dos documentos finais produzidos pelo Fortaleza 2040. Levando em consideração a dinâmica do Fortaleza 2040, a metodologia lançará mão de observação, análise documental e entrevistas. Foram feitas observações dos encontros dos núcleos territoriais, as quais foram registradas em diário de campo. A análise documental consistiu da apreciação dos documentos formulados no transcorrer do projeto publicado pela prefeitura. As entrevistas serão realizadas com pessoas que frequentavam as reuniões do plano, sejam eles parte da população, do poder público ou privado. O referencial teórico suscita problematizações acerca da constituição dos espaços públicos na modernidade, a construção de narrativas sobre a cidade e a questão da participação popular e planejamento participativo em âmbito local. Como resultado parcial da pesquisa destaca-se o fato que as reuniões se constituem como espaços públicos onde a cidade aparece enquanto locus de discursos e imaginários que são disputados simbolicamente por diferentes agentes presentes na construção e formulação do projeto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45680
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_erdasilva.pdf49,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.