Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45558
Tipo: Artigo de Evento
Título: Direito e sociedade em Marx
Autor(es): Maciel, Amélia Coelho Rodrigues
Palavras-chave: Social;Sociologia;Direitos
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: ANFOP
Citação: MACIEL, Amélia Coelho Rodrigues. Direito e sociedade em Marx. In: CARVALHO, Marcelo; JADIR, Antunes; MOURA, Mauro Castelo Branco (orgs.). ENCONTRO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA- ANFOP, 16., 27-31 out. 2014, Campos do Jordão (SP). Anais... São Paulo: ANPOF, 2015. p. 230-243. Tema: Marx e Marxismo.
Resumo: Em decorrência da concentração da propriedade privada dos meios de produção da vida e dos bens humanos, implicando na polarização social entre quem tem propriedade e quem tem apenas a força de trabalho, inevitavelmente vários conflitos emergiram. Assim, na modernidade, concomitantemente ao avanço do capitalismo, houve considerável aumento na produção de leis. Desta forma, o direito, instituição que normatiza as instituições da sociedade capitalista, contemporaneamente é estudado e considerado majoritariamente de forma limitada ao conjunto de normas e técnicas jurídicas estatais.1 Entretanto, para poder compreender o aglomerado fenômeno jurídico em sua profundidade deve-se necessariamente analisar as relações jurídicas compreendendo as bases econômicas e sociais em que elas são erguidas, pois, em sentido geral e fundamental, o Direito é a técnica de coexistência humana que se concretiza através de um arcabouço normativo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45558
ISBN: 978 85 88072 251
Aparece nas coleções:PPGFILO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_acrmaciel.pdf447,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.