Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45541
Tipo: Artigo de Evento
Título: Mídia, estética e violência: o caso do Programa Barra Pesada
Autor(es): Morales, Luciana Pinho
Aquino, Jânia Perla Diógenes de
Palavras-chave: Jornalismo;Violência;Televisão
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Piauí
Citação: MORALES, Luciana Pinho; AQUINO, Jânia Perla Diógenes de. Mídia, estética e violência: o caso do Programa Barra Pesada. In: SAMPAIO, Airton; CARDOSO, Ilza (orgs.). ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE e PRÉ-ALAS BRASIL, 15., 4-7 set. 2012, Teresina (PI). Anais... Teresina: UFPI, 2012.
Resumo: O trabalho analisa a estética da violência urbana apresentada pelo programa policial cearense Barra Pesada, da emissora TV Jangadeiro, afiliada da BAND no Ceará, tendo como objetivo analisar repertórios simbólicos e sistemas classificatórios veiculados nas imagens, discursos e sons deste noticiário. Com base nos dados coletados, problematizamos a apresentação das ocorrências violentas e seus protagonistas pela mídia, discutindo o papel da televisão no processo de construção social de um imaginário específico sobre o fenômeno da violência urbana. A pesquisa empírica tem sido viabilizada pela observação extenuante de uma coletânea de imagens/discursos/sons e de suas significações simbólicas veiculadas pelo programa pesquisado, a fim de manter um diálogo constante entre a análise "do verbal' e do "não verbal". Partimos do pressuposto de que a cobertura jornalística não apenas descreve as ações referentes à violência urbana, mas também é parte integrante dos fenômenos e dramas sociais que se desenvolvem em decorrência da notícia. Argumentamos que, nas sociedades contemporâneas, a realidade está cada vez mais entrelaçada ao mundo visual, virtual e imaginário, sendo constantemente mediada pelos mass media, que não representam um ente à parte do social, mas aparecem como uma extensão sensorial e amplificadora de possibilidades comunicativas, na condição de mediadores entre o sujeito e o real concreto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45541
ISSN: 2176 2368
Aparece nas coleções:PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_lpmorales.pdf130,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.