Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45519
Tipo: Artigo de Evento
Título: Dança-mundo: conexões e desconexões entre pensar e mover-se
Autor(es): Silva, Thaís Gonçalves Rodrigues da
Palavras-chave: Dança;Pensamento;Mundo
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Piauí
Citação: SILVA, Thaís Gonçalves Rodrigues da. Dança-mundo: conexões e desconexões entre pensar e mover-se. In: SAMPAIO, Airton; CARDOSO, Ilza (orgs.). ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE e PRÉ-ALAS BRASIL, 15., 4-7 set. 2012, Teresina (PI). Anais... Teresina: UFPI, 2012.
Resumo: Para a pensadora Hannah Arendt, o homem moderno havia perdido a capacidade de pensar e agir, no que corroborou o bailarino Rudolf Laban, seu contemporâneo, ao afirmar que teria, este homem, perdido ainda a capacidade de se mover. Uma vida sensorial empobrecida com a revolução industrial. Diferentes vertentes da dança moderna, na Europa e nos Estados Unidos, dedicaram-se à integração do homem consigo mesmo. Entre as estratégias, aliar movimento e respiração a partir de técnicas corporais do Oriente, como a Yoga. A bailarina americana Martha Graham desenvolveu uma técnica própria a partir do uso da respiração conectada ao movimento. Saber mover, sentir, pensar, agir e perceber a si e ao mundo. Quanto o uso do corpo pode inferir sobre o modo como somos influenciados pelas narrativas do poder hegemônico? Como podemos produzir, hoje, uma dança em conexão com a vida, uma dança-mundo?
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45519
ISSN: 2176 2368
Aparece nas coleções:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_tgrsilva.pdf164,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.