Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45511
Tipo: Artigo de Evento
Título: A redefinição do transcendental em Merleau-Ponty
Autor(es): Araújo, Vitor Vasconcelos de
Palavras-chave: Filosofia;Sociedade;Fenomenologia
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: ANFOP
Citação: ARAÚJO, Vitor Vasconcelos de. A redefinição do transcendental em Merleau-Ponty. In: CARVALHO, Marcelo; CARRASCO, Alexandre de Oliveira Torres; SOLIS, Direce Eleonora Nigro (orgs.). ENCONTRO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA- ANFOP, 16., p. 27-31 out. 2014, Campos do Jordão (SP). Anais... São Paulo: ANPOF, 2015. p. 238-246. Tema: Filosofia Francesa Contemporânea.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo articular a noção do transcendental pensada por Kant, em sua fase crítica, ao esforço de redefinição do termo por Merleau-Ponty, em seu primeiro trabalho, A estrutura do comportamento. Nesta obra, o filósofo francês demonstrou um claro interesse, tal como Husserl , em redefinir as bases onde se assentam as condições nas quais conhecemos o mundo em princípios que antecedem a lógica. Para tanto, Merleau-Ponty encontra na ideia de significação a solução para a antinomia entre pensamento e experiência. Para o fenomenólogo francês, a representação da coisa e a própria coisa são fenômenos concordantes, fazendo frente ao dualismo transcendental da tradição crítica. O estatuto do transcendental em Merleau-Ponty, portanto, neste primeiro momento, ganha força a partir da noção de significação do organismo frente ao seu meio. Ela seria um processo anteposto à própria análise intelectual, ou ainda, ofereceria a esta um ponto de apoio. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45511
ISBN: 978 85 88072 19 0
Aparece nas coleções:PPGFILO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_vvaraujo.pdf370,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.