Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45503
Tipo: Artigo de Evento
Título: Mutação antropológica e dimensão estética no espaço social: o diagnóstico de Pier Paolo Pasolini
Autor(es): Silva, Paula Tárcia Fonteles
Palavras-chave: Antropologia;Filosofia;Sociedade
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: ANFOP
Citação: SILVA, Paula Tárcia Fonteles. Mutação antropológica e dimensão estética no espaço social: o diagnóstico de Pier Paolo Pasolini. In: CARVALHO, Marcelo; GUIMARÃES, Bruno. Paula Tárcia Fonteles (orgs.). ENCONTRO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA- ANFOP, 16., 27-31 out. 2014, Campos do Jordão (SP). Anais... São Paulo: ANPOF, 2015. p. 166-173. Tema: Estética e Arte.
Resumo: A presente proposta de comunicação objetiva abordar na obra de Pier Paolo Pasolini (1922-1975) o último período de sua produção, ou seja, o do intelectual corsário, tendo como base os seus escritos e filmes. Em tais obras, Pasolini identifica, na forma de um diagnóstico, alguns sintomas que afetaram cotidianamente os indivíduos nas suas disposições e faculdades, em virtude da mutação antropológica decorrente do avanço tecnológico no neocapitalismo, ou seja, do processo de modernização da Itália no final da década de 60’. Entre esses sintomas destacam-se a crise do sentido, a inexpressividade, o conformismo, a agressividade, o mimetismo, a nova delinquência e diversas degenerescências do corpo e da individualidade algo que pôs em risco o estatuto e a integralidade antropológica. Pasolini identificou essas transformações decorrentes de tal mutação antropológica no âmbito do espaço social, e interpretou o cotidiano dos indivíduos com base em certos elementos antropológicos, estéticos, éticos e políticos. Era preciso compreender aquilo que afetou o modo de vida anterior, após a presença dos novos estilos de vida oriundos de tal modernização: nos sentidos, nos corpos, na fala, nos comportamentos, nos liames sociais e relações comunitárias. Restava apenas a ruína de valores e sentidos sociais, produzidas por essa mutação antropológica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45503
ISSN: 978 85 88072 19 0
Aparece nas coleções:PPGFILO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_ptfsilva.pdf352,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.