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Tipo: Resumo
Título: Multiplicidade dionisíaca: reflexões sobre gênero em Tesmoforiantes e Lisístrata de Aristófanes
Autor(es): Silva, Elvis Freire da
Pompeu, Ana Maria César
Palavras-chave: Comédia antiga;Gênero;Multiplicidade dionisíaca
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Elvis Freire da; POMPEU, Ana Maria César. Multiplicidade dionisíaca: reflexões sobre gênero em Tesmoforiantes e Lisístrata de Aristófanes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar a figura de Dioniso como uma metáfora da criação do teatro cômico de Aristófanes (447 a.C. – 385 a.C.) a partir da peça Tesmoforiantes (411 a.C.). Para isso, serão analisados os múltiplos aspectos que compõem o mito de Dioniso, especialmente a contraposição entre os gêneros masculino e feminino, essencial para o entendimento da obra em estudo. Além de Tesmoforiantes, outras duas peças serão estudadas em paralelo: Lisístrata (411 a.C.) e Assembleia de Mulheres (392 a.C.), obras em que as personagens femininas ocupam lugar privilegiado. Nosso trabalho, dessa forma, será assim organizado: na primeira parte faremos algumas considerações sobre o mito e o rito de Dioniso em Atenas do século V a.C. a partir da leitura de Brandão (2008), Vernant (2009), Grimal (1992), Jaeger (1994), Otto (2001) e Detienne (2003), observando sua figura na épica, na tragédia e na comédia. Em seguida, exploraremos as possibilidades interpretativas da peça Tesmoforiantes e a influência das múltiplas faces de Dioniso em sua estrutura, comparativamente a outras peças de Aristófanes em que o duplo aparece como um elemento fundamental, valendo-nos, sobretudo, dos trabalhos de Silva (1987), Pompeu (2011), Bowie (1993) e Cartladge (1990). Dioniso, elaborado enquanto uma metáfora dramática, auxilia-nos a entender Tesmoforiantes como uma peça exemplar do teatro crítico e metadiscursivo de Aristófanes, sendo assim de grande importância realizar mais estudos que investiguem os recursos dramáticos utilizados pelo poeta nesta comédia que, ao mesmo tempo em que reflete sobre a ilusão teatral, elabora uma crítica à cidade e ao governo ateniense.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45469
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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