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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Eciângela Ernesto-
dc.contributor.authorMagalhães, Antonio Carlos-
dc.contributor.authorPinho, Glauciane Camelo-
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Mozarina Beserra-
dc.date.accessioned2019-09-05T15:23:11Z-
dc.date.available2019-09-05T15:23:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBORGES, Eciângela Ernesto; et al. O uso do jogo “bingo da química orgânica” no processo de ensino e aprendizagem de química orgânica para o ensino médio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45467-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleO uso do jogo “bingo da química orgânica” no processo de ensino e aprendizagem de química orgânica para o ensino médiopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Ensino da Química Orgânica ainda é apresentado de forma tradicional e descontextualizado. Cabe ao docente buscar alternativas didáticas para reverter esse quadro. Este trabalho teve como objetivo elaborar e aplicar o jogo “Bingo da Química Orgânica” em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Ceará. O jogo didático foi confeccionado através do programa Word e impresso em papel de 40kg. Cada cartela foi composta por 12 estruturas, entre elas os grupos funcionais das funções oxigenadas e nitrogenadas e os grupos substituintes. Cada aluno recebeu uma cartela e uma caneta para marcá-la. O vencedor foi aquele que completou todos os símbolos. Foram aplicados 2 questionários: o 1º teve o intuito de avaliar como o Ensino de Química é visto pelos alunos, o 2º objetivou conhecer a opinião dos discentes em relação ao uso do jogo em Química Orgânica. Comparando os dois questionários, constatou-se que o jogo se apresentou como uma ferramenta que despertou o interesse da maioria dos estudantes, melhorando a compreensão do conteúdo abordado. Os resultados evidenciaram uma ampla aceitação em relação ao método proposto, que, segundo a grande maioria da turma, proporcionou aulas mais lúdicas e interativas, facilitando o aprendizado e despertando interesse pela disciplina de Química. Vale ressaltar que os jogos didáticos não substituem outras metodologias de aprendizagem, porém, apresentam-se como um instrumento auxiliar e complementar ao processo de ensino e aprendizagem. Cabe ao educador saber direcionar adequadamente o uso dos jogos didáticos de modo que fique evidente o porquê da aplicação dos mesmos para trabalhar alguns conceitos de forma a atingir os objetivos almejados. Assim, conclui-se que o jogo didático é uma ferramenta auxiliar de grande relevância para o Ensino de Química, uma vez que rompe com a mera exposição de conteúdos e exercícios, dando suporte ao docente e motivação ao aluno.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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