Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45440
Tipo: Resumo
Título: Processos de subjetivação: um modo de perceber o humano e a sociedade
Autor(es): Rodrigues, Denise Costa
Miranda, Luciana Lobo
Palavras-chave: Subjetividade;Agregado social;Processos de subjetivação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: RODRIGUES, Denise Costa; MIRANDA, Luciana Lobo. Processos de subjetivação: um modo de perceber o humano e a sociedade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Este trabalho explora as noções de subjetividade, de processos de subjetivação e de agregado social a partir das perspectivas de Michel Foucault e de Bruno Latour. Como a delimitação do objeto da Psicologia tem sido um exercício contínuo, marcado pelas noções de identidade, subjetividade, indivíduo e sociedade, observa-se que a discussão sobre estes termos é atual. Este é um estudo de revisão narrativa, para a qual foram escolhidas uma publicação de cada autor, segundo sua relevância para o presente texto. Tais obras são: O sujeito e o poder, de Foucault (1994), e Como desdobrar controvérsias sobre o mundo social, de Latour (2005). Estas leituras são pertinentes, pois apoiam teorias e práticas psicológicas que respeitam as singularidades e fortalecem a criação de modos éticos de vida. A pesquisa de Foucault volta-se para os modos de engendramento do sujeito, enquanto Latour foca na performatividade dos agentes sociais - humanos ou não. As contribuições dos autores intensificam a desestabilização dos modos de existência, sem negar os constrangimentos a que os agentes transformadores são submetidos. Neste panorama, a noção de subjetividade contesta a ideia de identidade, enquanto entidade cristalizada e duradoura. Latour afirma que a ideia de intimidade consigo e de busca do conhecimento daquilo que se é, apoia-se na compreensão de que o sujeito é dotado de essência. Contudo, consonante Foucault e Latour, tal essência não é verificada, pois se observa a agência de diversas linhas de força sobre as quais não se tem total controle e cujo efeito é o próprio sujeito. Deste modo, práticas psicológicas que traçam uma história linear em busca de explicações para o que se denomina de personalidade tem como principal efeito a adaptação pouco refletida a um contexto dessingularizante. Estas compreensões implicam diretamente na atuação de pesquisadores e profissionais, uma vez que o projeto ético do profissional de psicologia deve apoiar-se em um cuidado criativo e crítico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45440
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dcrodrigues.pdf49,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.