Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45439
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorDamasceno, David de Lima-
dc.contributor.authorDantas, Yago Bruno-
dc.contributor.authorOliveira Junior, Antonio Wellington de-
dc.date.accessioned2019-09-05T14:47:16Z-
dc.date.available2019-09-05T14:47:16Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationDAMASCENO, David de Lima; DANTAS, Yago Bruno; OLIVEIRA JÚNIOR, Antonio Wellington de. Da aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45439-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleDa aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA partir do referencial teórico-metodológico inter-multi-transdisciplinar implicado na pesquisa de natureza fenomenológica e da integração constante das dimensões teórica/técnica, assim como de método científico e processo de criação artística, a pesquisa busca aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte a partir da criação de um curso performático, em que, se recorrendo a uma atitude ensaística e experimental, as relações entre tais campos, assim como, metalinguisticamente, o próprio lugar epistemológico da aula, sejam criticados e investigados. Além de fomentar a reflexão crítica sobre o “lugar” aula, a investigação deve gerar como produtos finais 1. textos científicos (fichas, diários de campo, relatórios, artigos e ensaios acadêmicos) 2. acervo audiovisual (roteiros, trilhas, fotos, vídeos, site, blogs); 3. dispositivo tecnológico informático-comunicativo com fins didático-pedagógico (hardware e software) 4. linguagens/retóricas experimentais; 5. novas metodologias e recursos didático pedagógicos; 6. uma obra de arte (performática), a ser exibida no Museu de Aveiro, nos quais a integração entre pesquisa e ensino, se dê não de modo artificial, sup"erficial ou colateral, mas constituinte. DA Aula... ou sobre desterritorializações estético-científicas nos híbridos contemporâneos de comunicação, educação e arte surge da necessidade de aprofundar e sistematizar questões de natureza epistemológica, estética e técnica relativas às interfaces entre comunicação, educação e arte no mundo contemporâneo advindas tanto da experiência de mais de duas décadas de magistério (níveis fundamental, médio e superior!) como da atividades artística com o Projeto Balbucio, coletivo de artistas de Fortaleza (Ceará, Brasil) e projeto de extensão da UFC, de 2003 a 2008. Esta pesquisa é desenvolvida junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA.pt_BR
Aparece en las colecciones: EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_dldamasceno.pdf51,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.