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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Thiago Moura de-
dc.contributor.authorAraújo, Márcio Flávio Moura de-
dc.contributor.authorBarros, Lívia Moreira-
dc.contributor.authorOliveira, Francisca Jane Gomes de-
dc.contributor.authorSilva, Leonardo Alexandrino da-
dc.contributor.authorCaetano, Joselany Áfio-
dc.date.accessioned2019-09-04T17:19:19Z-
dc.date.available2019-09-04T17:19:19Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationARAÚJO, Thiago Moura de et al. Intervenção educativa para avaliação do conhecimento de enfermeiros intensivistas sobre lesão por pressão. Rev Rene, Fortaleza, v. 20, e41359, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 (On line)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45397-
dc.description.abstractObjective: to compare the knowledge of intensive care nurses about pressure injuries before and after an educational intervention. Methods: longitudinal study before and after intervention, conducted with nine intensive care nurses target of an online educational intervention on pressure injuries. Knowledge was investigated through an instrument with items on prevention, staging and evaluation of pressure injuries. Results: the average proportion of correct answers was 81.1% and 84.6% in the pre- and post-intervention evaluation, respectively. Regarding prevention, there was an average of correct answers of 25.11 (78.5%) before and 26.22 (81.9%) after the intervention. As for staging, the average of correct answers was 4.33 (86.6%) in the pre-test, and 4.66 (93.2%) in the post-test. As for evaluation of injuries, the results were the same before and after the intervention. Conclusion: after the course, the knowledge of nurses about pressure injuries, particularly in items related to staging, increased.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectÚlcera por Pressãopt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectCapacitação em Serviçopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.titleIntervenção educativa para avaliação do conhecimento de enfermeiros intensivistas sobre lesão por pressãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: comparar o conhecimento de enfermeiros intensivistas sobre lesões por pressão antes e após intervenção educativa. Métodos: estudo longitudinal, antes e depois, realizado com nove enfermeiros intensivistas alvos de intervenção educativa online sobre lesão por pressão. O conhecimento foi investigado por meio de instrumento com itens sobre prevenção, estadiamento e avaliação de lesões por pressão. Resultados: a média de acertos foi de 81,1% e 84,6%, na avaliação pré e pós-intervenção, respectivamente. Quanto à prevenção, houve média de acertos de 25,11 (78,5%) antes da intervenção e 26,22 (81,9%) após a realização do curso. Sobre o estadiamento, no pré-teste, obteve-se média de acertos de 4,33 questões (86,6%), enquanto no pósteste a média foi de 4,66 (93,2%). Na avaliação das lesões, os resultados foram iguais no pré e pós-intervenção. Conclusão: após realização do curso, verificou-se aumento no conhecimento dos enfermeiros sobre lesão por pressão, destacando-se os itens de estadiamento.pt_BR
dc.title.enEducational intervention to assess the knowledge of intensive care nurses about pressure injurypt_BR
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