Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Wemerson José de Oliveira-
dc.contributor.authorBarbosa, Camille de Oliveira-
dc.contributor.authorMarques, Cyntia Tavares-
dc.date.accessioned2019-09-03T17:43:27Z-
dc.date.available2019-09-03T17:43:27Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Wemerson José de Oliveira; BARBOSA, Camille de Oliveira; MARQUES, Cyntia Tavares. A práxis interdisciplinar do design e artesanato pelos alunos do Curso de Design-moda através de laboratórios de práticas manuais na Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45377-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.titleA práxis interdisciplinar do design e artesanato pelos alunos do Curso de Design-moda através de laboratórios de práticas manuais na Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA cena atual do profissional em Design de Moda no Brasil busca o resgate das tradições artesanais, projetando objetos com a visão do designer e a valorização das técnicas manuais para gerar novos efeitos de valores aos espectadores. Como afirma Denis (2000) design, arte e artesanato tem muito em comum e hoje, quando o design já atingiu uma certa maturidade institucional, muitos designers começam a perceber o valor de resgatar as antigas relações com o fazer manual. Assim, o trabalho visa reconhecer a existência de apropriação do conhecimento necessário para manter viva as práticas artesanais associadas ao design pelos alunos do curso Design-Moda da Universidade Federal do Ceará e como estas contribuem para a redução da evasão dos alunos. Através da demonstração dos conceitos sobre interdisciplinaridade, artesanato e design; Averiguar como estas áreas de conhecimento se relacionam e contribuem para a formação e permanência do aluno no curso Design-Moda e perceber se os laboratórios de técnicas manuais propicia a integração do aluno nos espaços da universidade. A partir do estado da arte, buscou-se um aprofundamento sobre os temas: interdisciplinaridade, design e artesanato. E por meio de encontros quinzenais com os alunos de diferentes semestres do curso de moda, desenvolvemos a aprendizagem, através de práticas, de técnicas manuais como o crochê, tricô e macramê. A coleta de dados, realizar-se-á por meio de um questionário aberto sobre o tema em questão. Espere-se como resultados, mostrar que os alunos buscam se apropriar e desenvolver o artesanato para agregar valor ao design de suas criações, bem como o engajamento nas ações do curso e a sociabilidade dos alunos na universidade. Por fim, o desenvolvimento dessa pesquisa poderá corroborar com a importância de valorizar as artesanias locais aliados ao design de novos produtos.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_wjogoncalves.pdf49,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.