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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45377
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gonçalves, Wemerson José de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Camille de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Marques, Cyntia Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T17:43:27Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03T17:43:27Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Wemerson José de Oliveira; BARBOSA, Camille de Oliveira; MARQUES, Cyntia Tavares. A práxis interdisciplinar do design e artesanato pelos alunos do Curso de Design-moda através de laboratórios de práticas manuais na Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45377 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Artesanato | pt_BR |
dc.title | A práxis interdisciplinar do design e artesanato pelos alunos do Curso de Design-moda através de laboratórios de práticas manuais na Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A cena atual do profissional em Design de Moda no Brasil busca o resgate das tradições artesanais, projetando objetos com a visão do designer e a valorização das técnicas manuais para gerar novos efeitos de valores aos espectadores. Como afirma Denis (2000) design, arte e artesanato tem muito em comum e hoje, quando o design já atingiu uma certa maturidade institucional, muitos designers começam a perceber o valor de resgatar as antigas relações com o fazer manual. Assim, o trabalho visa reconhecer a existência de apropriação do conhecimento necessário para manter viva as práticas artesanais associadas ao design pelos alunos do curso Design-Moda da Universidade Federal do Ceará e como estas contribuem para a redução da evasão dos alunos. Através da demonstração dos conceitos sobre interdisciplinaridade, artesanato e design; Averiguar como estas áreas de conhecimento se relacionam e contribuem para a formação e permanência do aluno no curso Design-Moda e perceber se os laboratórios de técnicas manuais propicia a integração do aluno nos espaços da universidade. A partir do estado da arte, buscou-se um aprofundamento sobre os temas: interdisciplinaridade, design e artesanato. E por meio de encontros quinzenais com os alunos de diferentes semestres do curso de moda, desenvolvemos a aprendizagem, através de práticas, de técnicas manuais como o crochê, tricô e macramê. A coleta de dados, realizar-se-á por meio de um questionário aberto sobre o tema em questão. Espere-se como resultados, mostrar que os alunos buscam se apropriar e desenvolver o artesanato para agregar valor ao design de suas criações, bem como o engajamento nas ações do curso e a sociabilidade dos alunos na universidade. Por fim, o desenvolvimento dessa pesquisa poderá corroborar com a importância de valorizar as artesanias locais aliados ao design de novos produtos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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