Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45348
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNóbrega, Úrsula Priscyla Santana-
dc.contributor.authorFeijão, Daniel Átila-
dc.contributor.authorAguiar, Edilany Moreira Amâncio-
dc.contributor.authorCunha, Moisés Gomes de Holanda-
dc.contributor.authorCavalcante, Antonio Paulo de Hollanda-
dc.date.accessioned2019-09-02T13:48:01Z-
dc.date.available2019-09-02T13:48:01Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNÓBREGA, Úrsula Priscyla Santana; et al. Análise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45348-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProblem Base Learnigpt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.titleAnálise da experiência discente do processo de ensino-aprendizagem na disciplina planejamento urbano e os transportespt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTradicionalmente, o ensino de Planejamento Urbano tem se detido, em termos acadêmicos, a profissionais formados em arquitetura e urbanismo. No entanto, surgem novas ‘leituras’ do espaço urbano como ‘interfaces’ de outras áreas, como a sociologia, economia, geografia, psicologia e os transportes. O presente estudo envolve estas ‘interfaces’ para a disciplina optativa Planejamento Urbano e os Transportes, dos cursos: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Geografia e Engenharias de Energias e Meio Ambiente, e vem sendo palco de novas incursões pedagógicas e metodológicas de ensino-aprendizagem, com foco na integração conceitual destes cursos. O presente trabalho visa caracterizar e avaliar, mediante método específico, o crescimento do processo de ensino-aprendizagem desta nova disciplina prático-teórica, com vistas a identificar novos formatos, meios e técnicas de ensino dos conteúdos afeitos às duas áreas: Planejamento Urbano e o Planejamento de Transportes. A metodologia empregada evoluiu em fases, desde a aplicação de dinâmicas de grupo, em sala e fora dela, além de seminários baseados em vídeos-documentários de temas afeitos à relação planejamento urbano-transportes. Além disto, as avaliações foram sempre em dois momentos, uma individual e teórica e, a segunda, em grupo, colaborativa e de aplicação da teoria em espaço real da cidade de Fortaleza, em locais de problemas críticos de mobilidade e acessibilidade. Os resultados das análises da pedagogia PBL, Problem Based Learning, aplicada à disciplina, revelou sensíveis melhorias na qualidade dos seus alunos que conseguiram produção científica internacional, além destes estudos terem sido considerados pelo ente gestor de planejamento de transportes da própria instituição e da cidade, vereadores e comunidade dos bairros. O estudo revela, por fim, esta evolução, passando por seus diversos monitores, alunos e produções realizadas, as quais culminam atualmente, em estudo de diagnóstico do tema na UFC.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_upsnóbrega.pdf49,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.