Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45332
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A revitalização do laboratório de ciências na escola pública do Ceará: a aquisição de dados através da robótica educacional |
Autor(es): | Rocha, Francisco José da |
Palavras-chave: | Eletrodinâmica;Aprendizagem |
Data do documento: | 2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | SEDUC |
Citação: | ROCHA, Francisco José da. A revitalização do laboratório de ciências na escola pública do Ceará: a aquisição de dados através da robótica educacional. Revista Docentes, Fortaleza, p. 75-84, 2017. |
Resumo: | Este artigo apresenta uma experiência no ensino de Física realizada numa escola pública do estado do Ceará. Procedeu-se a revitalização de aparelhos do laboratório de Ciências através da inovação sobre a aquisição de dados usando componentes da robótica educacional, mediante a plataforma Arduino, complementada pelo programa PLX-DAQ. Especificamente, este trabalho disponibilizou aos alunos das turmas de 1º ano do ensino médio o estudo do movimento acelerado, na unidade cinemática. A inovação constou da aquisição de dados pela placa Arduino UNO e analisadas em uma planilha excel. Possibilitou-se a visualização plena dos dados pelos alunos, permitindo cálculos envolvendo as grandezas tempo, velocidade e aceleração, bem como a construção de gráficos usando os recursos do programa. Constatouse a possibilidade da revitalização dos laboratórios de Ciências da rede estadual com recursos de baixo custo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45332 |
ISSN: | 2526 2815 (impresso) 2526 4923 (eletrônico) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_fjrocha2.pdf | 232,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.