Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45332
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A revitalização do laboratório de ciências na escola pública do Ceará: a aquisição de dados através da robótica educacional |
Autor : | Rocha, Francisco José da |
Palabras clave : | Eletrodinâmica;Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2017 |
Editorial : | SEDUC |
Citación : | ROCHA, Francisco José da. A revitalização do laboratório de ciências na escola pública do Ceará: a aquisição de dados através da robótica educacional. Revista Docentes, Fortaleza, p. 75-84, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo apresenta uma experiência no ensino de Física realizada numa escola pública do estado do Ceará. Procedeu-se a revitalização de aparelhos do laboratório de Ciências através da inovação sobre a aquisição de dados usando componentes da robótica educacional, mediante a plataforma Arduino, complementada pelo programa PLX-DAQ. Especificamente, este trabalho disponibilizou aos alunos das turmas de 1º ano do ensino médio o estudo do movimento acelerado, na unidade cinemática. A inovação constou da aquisição de dados pela placa Arduino UNO e analisadas em uma planilha excel. Possibilitou-se a visualização plena dos dados pelos alunos, permitindo cálculos envolvendo as grandezas tempo, velocidade e aceleração, bem como a construção de gráficos usando os recursos do programa. Constatouse a possibilidade da revitalização dos laboratórios de Ciências da rede estadual com recursos de baixo custo. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45332 |
ISSN : | 2526 2815 (impresso) 2526 4923 (eletrônico) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_fjrocha2.pdf | 232,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.