Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45332
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A revitalização do laboratório de ciências na escola pública do Ceará: a aquisição de dados através da robótica educacional
Autor : Rocha, Francisco José da
Palabras clave : Eletrodinâmica;Aprendizagem
Fecha de publicación : 2017
Editorial : SEDUC
Citación : ROCHA, Francisco José da. A revitalização do laboratório de ciências na escola pública do Ceará: a aquisição de dados através da robótica educacional. Revista Docentes, Fortaleza, p. 75-84, 2017.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo apresenta uma experiência no ensino de Física realizada numa escola pública do estado do Ceará. Procedeu-se a revitalização de aparelhos do laboratório de Ciências através da inovação sobre a aquisição de dados usando componentes da robótica educacional, mediante a plataforma Arduino, complementada pelo programa PLX-DAQ. Especificamente, este trabalho disponibilizou aos alunos das turmas de 1º ano do ensino médio o estudo do movimento acelerado, na unidade cinemática. A inovação constou da aquisição de dados pela placa Arduino UNO e analisadas em uma planilha excel. Possibilitou-se a visualização plena dos dados pelos alunos, permitindo cálculos envolvendo as grandezas tempo, velocidade e aceleração, bem como a construção de gráficos usando os recursos do programa. Constatouse a possibilidade da revitalização dos laboratórios de Ciências da rede estadual com recursos de baixo custo.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45332
ISSN : 2526 2815 (impresso)
2526 4923 (eletrônico)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_art_fjrocha2.pdf232,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.