Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45330
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Francisco José da | - |
dc.contributor.author | Santiago, Silvany Bastos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T15:24:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-30T15:24:01Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Francisco José da; SANTIAGO, Silvany Bastos. A compreensão da primeira Lei de Ohm através da proposta metodológica da aprendizagem cooperativa. Revista Docentes, Fortaleza, p.64-74, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526 2815 (impresso) | - |
dc.identifier.issn | 2526 4923 (eletrônico) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45330 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SEDUC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Eletrodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A compreensão da primeira Lei de Ohm através da proposta metodológica da aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo investiga o ensino da Eletrodinâmica através da construção de projetos de circuitos elétricos envolvendo a exploração das relações entre as grandezas tensão elétrica, corrente elétrica, resistência elétrica e potência elétrica através da primeira lei de Ohm. O trabalho objetivou proporcionar aos alunos da 3ª série do ensino médio em uma escola pública estadual em Fortaleza, a compreensão da Primeira Lei de Ohm, através dos princípios da proposta metodológica da Aprendizagem Cooperativa. É uma experiência de natureza qualitativa por levantar elementos a partir da constatação pelo pesquisador através da observação. O método adotado no ensino de Física foi o Investigando em Grupo, no qual estudantes trabalharam juntos em grupos heterogêneos para resolver problemas e concluir um projeto pedagógico. Constatou-se a compreensão do tópico de Física estudado, bem como o desenvolvimento de habilidades sociais pelos alunos. Concluiu-se que o estudo ativo em grupo, realizado de forma cooperativa, elevou o interesse dos alunos para a compreensão dos fenômenos envolvendo a primeira lei de Ohm e que a metodologia aplicada pode ser utilizada em estudos científicos futuros. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_eve_fjrocha.pdf | 95,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.